11 alimentos que podem ajudar a melhorar o sistema imunológico

INSPIRAÇÃO

11 alimentos que podem ajudar a melhorar o sistema imunológico

Date October 17, 2017 00:29

Em geral, o nosso sistema imunológico faz um trabalho realmente incrível, protegendo-nos de bactérias e de vírus perigosos. Mas às vezes, ele falha e os microrganismos que provocam doenças nos deixam doentes. É possível evitar a invasão e fortalecer o sistema imunológico?

Os pesquisadores dizem que sim e existem várias maneiras de fazer isso. Alguns médicos aconselham tomar suplementos alimentares; outros afirmam que mudanças de estilo de vida podem ajudar. Mas e melhorar a dieta? Os guerreiros do sistema imunológico precisam de uma boa nutrição. Aqui estão 11 alimentos que ajudam o sistema imunológico a se fortalecer. Pode ser vantajoso para sua saúde incluí-los em sua dieta.

1. Frutas cítricas

As frutas cítricas contêm grandes quantidades de vitamina C e ela ajuda a construir o sistema imunológico. É por isso que muitas pessoas começam a consumi-la quando ficam resfriadas. Os médicos acreditam que a vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos. Por esse motivo, pode ser útil comer mais essas frutas para melhorar o seu sistema imunológico. Existem diferentes tipos de frutas cítricas, incluindo limões, limas, laranjas, tangerinas e toranjas. Sendo assim, é fácil escolher o melhor para você. Você também pode adicionar suco de frutas cítricas recém preparado à sua refeição. Aqui estão algumas variantes de sucos que podem te ajudar a aumentar sua imunidade.

2. Pimentão vermelho

Bem, as frutas cítricas são repletas de vitamina C, mas como pode se ver, não são as campeãs. Os pimentões vermelhos oferecem duas vezes mais vitamina C que as frutas cítricas. Além disso, eles contêm beta-caroteno que ajuda os olhos e a pele a permanecerem saudáveis.

3. Brócolis

Muitas pessoas não gostam de brócolis, mas acho que deveriam. O brócolis é uma excelente fonte de vitaminas e de minerais que são benéficos para a saúde. Repleto de vitaminas A, C e E, esse vegetal é uma das opções mais saudáveis. O brócolis também contém muitos antioxidantes e fibras. Os especialistas dizem que é melhor cozinhar o mínimo possível para manter todo o seu poder.

4. Gengibre

O gengibre é outro remédio eficaz para ser usado depois de ficar doente. O gengibre pode reduzir a inflamação e ajuda a aliviar a dor de garganta. Ele também possui propriedades de redução do colesterol e pode diminuir a náusea.

5. Iogurte

Os iogurtes com culturas vivas e ativas podem estimular o seu sistema imunológico a trabalhar melhor e a combater doenças. É mais benéfico escolher iogurtes simples do que os cheios de açúcar. O iogurte também pode conter vitamina D que parece melhorar as defesas naturais do corpo.

6. Champignons

Os cogumelos do tipo champignons contêm selênio, vitamina B e niacina. Essas vitaminas e minerais ajudam a manter o sistema imunológico saudável. Por exemplo, se a sua taxa de selênio é baixa, o seu risco de contrair uma gripe severa é maior. Além do mais, os cogumelos são muito deliciosos.

7. Açaí

Essas frutinhas escuras são repletas de antioxidantes que são muito importantes para o seu sistema imunológico. Não há nenhuma pesquisa que demonstre que o açaí é bom para qualquer condição específica, mas ele pode ser usado para manter a saúde geral.

8. Ostras

As ostras têm grandes quantidades de zinco que parece ter poderes contra os vírus. Assim como a vitamina C, o zinco provavelmente ajuda a ativar os glóbulos brancos que desempenham um papel na resposta imunológica. As ostras também ajudam seu corpo a curar feridas.

9. Alho

O alho é um verdadeiro super-herói e faz muito mais do que apenas melhorar o sabor da comida. O alho pode combater os vírus, as bactérias e os fungos, por isso ele pode ser usado como remédio para algumas infecções cutâneas. Também pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol. Mas lembre-se, você precisa de alho de verdade e não de alho em pó para conseguir os benefícios.

10. Suco de romã

Beber suco de romã beneficia a sua saúde de muitas maneiras. No antigo Egito, as pessoas usavam essa fruta colorida para curar infecções. E os estudos mostram que ela pode ajudar o seu sistema imunológico a vencer as bactérias e alguns tipos de vírus, incluindo a gripe. O suco de romã contém altos níveis de antioxidantes e pode reduzir a inflamação.

11. Papaia

O mamão papaia é uma ótima fonte de vitamina C. Essas frutas amarelas também oferecem uma enzima digestiva chamada papaína que tem propriedades anti-inflamatórias. A papaia contém potássio, ácido fólico e vitamina B; todos eles são essenciais para se ter um sistema imunológico saudável.

E o que você come para melhorar o seu sistema imunológico? Sua experiência pode ajudar outras pessoas, por isso não hesite em compartilhá-la nos comentários.

Referências: HealthLine, WebMD, Harvard Health Publishing

Esta publicação é apenas para fins informativos. Não se destina a fornecer conselhos médicos. A Fabiosa não se responsabiliza por quaisquer possíveis consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação na dieta, ação ou aplicação de medicação que resulte de ler ou seguir a informação contida nesta publicação. Antes de realizar qualquer tipo de tratamento, o leitor deve consultar seu médico ou outro profissional de saúde.