5 possíveis benefícios da jardinagem para a saúde e para o bem-estar

Saúde e Estilo de Vida

October 25, 2017 18:27 By Fabiosa

Você gosta de jardinagem?

Obviamente, ela pode ser muito emocionante e te ajudar a relaxar ao mesmo tempo. Mas, como pode se ver, a jardinagem tem muitos benefícios surpreendentes para a saúde humana. Um local de jardinagem não só dá ao seu corpo um ótimo treinamento físico, como também pode aliviar a dor e melhorar a condição fisiológica.

Aqui estão cinco benefícios de saúde inesperados que você pode esperar colher quando você está cavando no chão.

1. Reduz a ansiedade e o estresse.

As atividades de jardinagem no final de um dia agitado podem reduzir seu nível de estresse e ajudar a melhorar sua autoestima. Um teste mostra que as pessoas que realizaram uma atividade estressante e passaram 30 minutos de jardinagem mostraram níveis de estresse muito menores. Escavar a terra pode ter um efeito positivo na sensação de vitalidade, na qualidade do sono e sobre função cognitiva.

2. Diminui o risco de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares.

A jardinagem ajuda você a permanecer ativo, e isso, por sua vez, pode prevenir muitas doenças de estilo de vida, incluindo obesidade, diabetes e doença cardíaca. Além disso, comer legumes frescos e deliciosos que você cultivou com suas próprias mãos é muito bom para sua saúde geral.

3. Faz com que você se sinta feliz.

Os especialistas acreditam que alguns problemas mentais e de saúde, incluindo depressão e ansiedade, estão diretamente relacionados com a quantidade de tempo que uma pessoa gasta ao ar livre. Por exemplo, os médicos usam um termo "transtorno do déficit natural" quando lidam com problemas mentais das crianças. A jardinagem ajuda a se livrar da melancolia e do mau humor.

4. Pode manter a sua mente aguçada.

Um estudo recente mostrou que vários tipos de atividades físicas podem diminuir seu risco de desenvolver a doença de Alzheimer. A terapia de jardinagem é muito útil para pacientes com demência e tem um impacto positivo no bem-estar geral.

5. Melhora a qualidade do sono.

Várias horas de jardinagem podem te ajudar a dormir melhor. A atividade física reduz o estresse e te cansa, então você adormece mais relaxado e tem sonhos mais gostosos.

Como vemos, as atividades de jardinagem têm um impacto positivo significativo sobre a forma como vivemos. Pode melhorar a saúde física, psicológica e social. Numa perspectiva de longo prazo, pode aliviar e prevenir certos problemas de saúde. Então, o que você vai fazer no próximo fim de semana?


Esta publicação é apenas para fins informativos. Não se destina a fornecer conselhos médicos. A Fabiosa não se responsabiliza por possíveis consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação da dieta, ação ou aplicação de medicamentos, que resulta da leitura ou seguimento da informação contida nesta publicação. Antes de realizar qualquer tipo de tratamento, o leitor deve consultar seu médico ou outro profissional de saúde.