Efeitos do banho quente na queima de calorias e no açúcar do sangue

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Efeitos do banho quente na queima de calorias e no açúcar do sangue

Date November 8, 2017 12:35

Muitas pessoas amam tomar um banho quente e relaxante, depois de um longo e árduo dia de trabalho. Parece que o banho quente pode ter mais benefícios do que apenas um efeito calmante.

Um pequeno estudo confirmou os efeitos positivos dos banhos quentes.

Pesquisadores da Universidade de Loughborough realizaram um estudo, no qual compararam quantas calorias os banhos quentes e pedalar em uma bicicleta podem queimar, e também analisaram os efeitos do exercício e do calor no açúcar no sangue. 14 homens participaram do estudo. Eles foram submetidos a dois testes diferentes: pedalar em uma bicicleta por uma hora e um banho de uma hora em água a 104 graus Fahrenheit (40 graus Celsius).

O ciclismo queimou significativamente mais calorias que o banho quente, exatamente como os pesquisadores esperavam. A quantidade de calorias - cerca de 130 - que o banho quente queima ainda é impressionante porque é aproximadamente a mesma quantidade que uma caminhada de 30 minutos pode queimar.

Mais uma descoberta: o banho quente fez um melhor trabalho na moderação do açúcar no sangue do que no ciclismo. Os níveis de açúcar no sangue dos participantes foram monitorados durante 24 horas após o teste; os níveis máximos de açúcar no sangue foram aproximadamente 10% menores nos que tomaram banho quente do que naqueles que pedalaram durante uma hora.

É muito cedo para fazer uma conclusão definitiva porque era um pequeno estudo e todos os seus participantes eram homens. Os corpos das mulheres podem mostrar uma resposta diferente a testes semelhantes.

Outros estudos sugerem que o aquecimento passivo (banhos quentes e saunas) pode ajudar a diminuir a inflamação e o risco de problemas cardiovasculares.

Certos grupos de pessoas precisam se preocupar com os banhos quentes.

Banhos quentes e saunas são benéficos para pessoas saudáveis, ​​se não exagerarem. Mas o aquecimento passivo pode representar um risco para algumas pessoas, incluindo:

- mulheres grávidas;

- pessoas com hipertensão arterial e problemas cardíacos, como arritmia;

- pessoas com doenças renais e hepáticas;

- pacientes com câncer;

- pessoas que sofrem de eczema;

- pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia;

- pessoas embriagadas.

Se você tem algum problema de saúde crônico, é melhor perguntar ao seu médico se o aquecimento passivo é seguro para você.

Referências: Real Simple, Huffington Post, Mercola.com


Esta publicação é apenas para fins informativos. Não se destina a fornecer conselhos médicos. A Fabiosa não se responsabiliza por possíveis consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação da dieta, ação ou aplicação de medicamentos, que resulta da leitura ou seguimento da informação contida nesta publicação. Antes de realizar qualquer tipo de tratamento, o leitor deve consultar seu médico ou outro profissional de saúde.