8 causas comuns de respiração pesada e o que fazer para lidar com elas

Saúde e Estilo de Vida

Você provavelmente já notou que a sua respiração se torna mais difícil quando se exercita, corre ou sobe um lance de escadas. Precisamos respirar mais pesado, porque nosso corpo precisa de mais oxigênio diante do esforço que fazemos. Mas, às vezes, a respiração pesada pode ocorrer mesmo quando você não está se movendo e isso é um sinal de que seu corpo tem que trabalhar de forma mais intensa para obter o suficiente de oxigênio.

A respiração pesada pode ter a sensação de sufoco, o que dificulta cada respiração. Em alguns casos, parece uma pressão sobre o peito. Ao mesmo tempo, essas sensações podem ser aterrorizantes e fazem com que uma pessoa que as experimenta entre em pânico. Mas lembre-se de que a respiração pesada nem sempre significa sérios problemas de saúde, e o pânico provavelmente irá apenas piorá-la. As razões pelas quais isso ocorre podem variar de um nariz entupido até a problemas cardíacos.

Aqui estão as oito causas mais comuns da respiração pesada e o que fazer para aliviar seus sintomas.

1. Problemas nos seios nasais e resfriado

Vírus e bactérias podem causar inflamação em suas passagens nasais, dificultando a extração de oxigênio suficiente de seus pulmões. O resfriado também aumenta a quantidade de muco produzido pelo corpo. As infecções virais normalmente desaparecem por conta própria e as infecções dos seios nasais causadas por bactérias são frequentemente tratadas com antibióticos.

2. Alergias

As alergias se desenvolvem quando seu sistema imunológico começa a reagir exageradamente às coisas ao seu redor, como pelo de animais ou pólen. Essas substâncias fazem seu corpo produzir a substância química chamada histamina. O tipo mais grave de reação alérgica é a anafilaxia, que pode causar a inchaço da garganta, dificultando a respiração. Se você sofre com alergia, tenha cuidado com os alérgenos e, se notar os sintomas de uma reação anafilática, você deve ir a uma sala de emergência o mais rápido possível.

3. Ansiedade

Pessoas com ansiedade podem ter respiração pesada durante períodos de ansiedade intensa. O problema funciona como um ciclo vicioso: a ansiedade leva a uma respiração irregular, que, por sua vez, causa mais ansiedade e mais respiração irregular. Distinguir a ansiedade de doenças cardiovasculares pode ser difícil. Se você sentir a respiração pesada e acredita ser devida à ansiedade, tente ir a um lugar calmo e inspirar e expirar de forma lenta e profunda por dez vezes. Se a respiração não voltar ao normal, procure atendimento médico.

4. Desidratação

As alterações respiratórias podem ser causadas pela desidratação, ou seja, quando o seu corpo não é capaz de fornecer às células a energia de que necessitam. Pessoas que passam muito tempo no calor do verão, que não bebem o suficiente de água ou que consomem bebidas desidratantes, podem experimentar os sintomas da desidratação. Para aliviar estes sintomas, beba um copo de água, respire profundamente e vá para um local fresco. Se os sintomas não melhorarem, a desidratação poderá ser suficientemente grave para solicitar assistência médica. Mulheres grávidas e crianças com sinais de desidratação precisam de cuidados médicos imediatos.

5. Problemas do pulmão

Um problema com os pulmões também pode causar uma respiração intensa. As causas mais comuns de respiração pesada relacionadas aos pulmões incluem doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer de pulmão, embolia pulmonar e infecções pulmonares. O monitoramento regular dessas doenças pode ajudar a aliviar os sintomas. Problemas de saúde do pulmão geralmente são suficientemente graves para exigir atenção médica profissional.

6. Problemas cardiovasculares

Os problemas cardiovasculares são as principais causas de falta de ar, especialmente quando dura por vários dias. A respiração pesada se desenvolve quando o coração não consegue bombear sangue rico em oxigênio para os órgãos e músculos, de modo que o corpo responde com uma respiração forte e rápida. As pessoas que têm histórico de doenças cardíacas ou que têm fatores de risco, como obesidade, pressão alta, tabagismo ou níveis elevados de colesterol, devem ir ao pronto-socorro se tiverem problemas para respirar.

7. Asma

A asma é uma condição crônica que causa a inflamação das vias aéreas em seus pulmões. Esse inchaço dificulta a entrada de ar nos pulmões durante os ataques de asma. A asma geralmente se manifesta na infância, mas pode se desenvolver em qualquer idade. As pessoas que sabem que têm asma devem tomar medicamentos diariamente ou durante os ataques para aliviar os sintomas.

8. Obesidade

A obesidade também pode ser uma causa de respiração pesada, pois o peso extra exerce pressão sobre os pulmões e eles precisam trabalhar mais. As pessoas com IMC de 30 ou mais podem ter dificuldade em respirar, especialmente quando se exercitam. Perder peso através de uma dieta saudável e atividade física é uma ótima maneira de gerenciar problemas de saúde relacionados à obesidade.

Fontes: Healthline, Doctors Health Press, MedicalNewsToday

Esta publicação é apenas para fins informativos e não se destina a fornecer conselhos médicos. O site Fabiosa não se responsabiliza por quaisquer possíveis consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação na dieta, ação ou aplicação de medicação que resulte da leitura ou seguimento da informação contida nesta publicação. Antes de realizar qualquer tipo de tratamento, o leitor deve consultar seu médico ou outro profissional de saúde.

Recomendamos