Verrugas: tipos, causas e quando procurar um médico

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Verrugas: tipos, causas e quando procurar um médico

Date 15 de novembro de 2017

O que são verrugas?

As verrugas são caroços na pele causados por alguns tipos de vírus que são chamados de papilomavírus humano (HPV). Ele infecta a camada superior da pele, penetrando no corpo em um local aberto na pele. O HPV afeta a camada superior da pele e a faz crescer, formando as verrugas. A maioria das verrugas desaparecem sozinhas com o tempo. As verrugas podem se desenvolver em qualquer lugar do corpo e existem diferentes tipos. As verrugas comuns costumam crescer nas mãos, mas, na verdade, elas podem crescer em outras áreas também. As verrugas plantares ocorrem nas solas dos pés.

Embora todas as verrugas não sejam perigosas, elas podem ser doloridas e bastante embaraçosas. É importante saber que existem mais de 100 tipos de HPV que resultam em verrugas. Existem algumas formas do papilomavírus humano que causam verrugas dentro e fora dos órgãos genitais. Nas mulheres, essas cepas de HPV podem levar ao câncer cervical. Então, se suspeitar que você foi exposto a verrugas genitais, consulte o seu médico para realizar um exame.

As verrugas são contagiosas?

Sim, as verrugas são facilmente espalhadas por contato direto com o vírus do papiloma humano, mas pode levar muitos meses antes de você notar uma verruga. Também é improvável que você desenvolva uma verruga sempre que entre em contato com o vírus. Algumas pessoas são mais propensas a ter verrugas.

Tipos de verrugas

Verrugas comuns

As verrugas comuns geralmente crescem nos dedos das mãos e dos pés, mas podem aparecer em qualquer lugar. Elas têm uma parte superior arredondada e são mais cinzentas do que a pele.

Verrugas plantares

As verrugas plantares aparecem nas solas dos pés. Ao contrário de outros tipos de verrugas, as verrugas plantares crescem dentro pele e não fora dela. Essa verruga parece um pequeno buraco na parte inferior do pé, cercada por uma pele endurecida. As verrugas plantares podem dificultar a caminhada.

Verrugas planas

As verrugas planas geralmente aparecem no rosto, coxas e braços. Elas são pequenas e, às vezes, as pessoas nem as percebem. As verrugas planas têm um topo plano e podem ser rosas, acastanhadas ou amareladas.

Verrugas filiformes

As verrugas filiformes crescem ao redor da boca e, às vezes, sob o queixo ou no pescoço. Parecem pequenas abas ou marcas de pele. As verrugas filiformes são da mesma cor que a pele.

Verrugas periungueais

Essas verrugas crescem em torno das unhas dos pés e das unhas das mãos. Elas podem ser doloridas e muitas vezes afetam o crescimento das unhas.

Quando consultar um médico

As verrugas são quase sempre inofensivas, mas você deve visitar seu médico se:

- você tem verrugas no rosto ou outras áreas sensíveis do seu corpo;

- você vê sinais de infecção ou sangramento em torno de sua verruga;

- suas verrugas causam dor;

- a cor de suas verrugas muda;

- você tem uma doença autoimune de diabetes e percebe verrugas em seu corpo.

Como evitar as verrugas

Existem várias maneiras que podem impedir que as verrugas se espalhem, por exemplo, se você já possui uma. Siga essas regras simples:

- lave as mãos, especialmente se você estiver em contato com uma pessoa com verrugas;

- não perfure as verrugas;

- cubra verrugas com um curativo;

- mantenha seus pés e mãos secos;

E aqui estão mais algumas recomendações de como prevenir verrugas plantares:

Referências: WebMD, MedicalNewsToday, Healthline


Esta publicação é apenas para fins informativos. Não se destina a fornecer conselhos médicos. A Fabiosa não se responsabiliza por quaisquer possíveis consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação na dieta, ação ou aplicação de medicação que resulte de ler ou seguir a informação contida nesta publicação. Antes de realizar qualquer tipo de tratamento, o leitor deve consultar seu médico ou outro profissional de saúde.