O derrame silencioso: um problema comum que passa muitas vez

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

O derrame silencioso: um problema comum que passa muitas vezes desapercebido

Date November 28, 2017 18:15

O que é o derrame silencioso e por que tem esse nome?

Um derrame acontece quando uma veia se rompe (derrame hemorrágico) ou quando o fluxo de sangue é interrompido (derrame isquêmico), fazendo com que o cérebro deixe de receber oxigênio por alguns momentos.

O "derrame silencioso" é um termo utilizado para descrever que um AVC aconteceu e uma parte do cérebro que não controla funções vitais, tais como o movimento e a fala, foi afetada. Quando isso acontece algumas vezes não há sintomas, ou eles são tão imperceptíveis que a pessoas que está passando pelo problema até o ignora.

O AVC (derrame) silencioso pode não mostrar sinais, mas continuar causando danos significativos no corpo, levando à falhas de memória e até demência. O problema pode até aumentar o risco de um derrame mais grave, isquêmico ou hemorrágico, já que a pessoa pode até ter muitos derrames e não perceber que algo sério está acontecendo.

Estatísticas preocupantes sobre o problema

Os estudos mostram dados alarmantes: 12 milhões de AVCs acontecem nos Estados Unidos todos os anos, sendo que 11 deles são silenciosos. Eles normalmente não são detectados, mas os danos deixados podem ser vistos em um exame de imagem detalhado. Um estudo mostra que pessoas de meia-idade sem histórico de derrames que tiveram o problema têm sinais dos estragos causados no cérebro.

Como prevenir um AVC?

Aqui listamos as medidas que você pode tomar para diminuir o risco de AVC. Tente seguir as seguintes recomendações:

- Mantenha sua pressão arterial em níveis adequados;

- Mantenha seu colesterol em níveis abaixo dos limites;

- Controle o acúcar do seu sangue, especialmente se você é diabético;

- Pare de fumar;

- Seja fisicamente ativo, consulte o seu médico a respeito dos exercícios adequados para você;

- Faça uma dieta balanceada, consuma frutas, vegetais e grãos integrais diariamente e evite alimentos com muito sal, gordura e açúcar;

- Se você está com quilos a mais, tente perdê-los de maneira saudável;

- Ao notar sintomas de tontura, perda de força muscular, coordenação motora, confusão, problemas de visão e fala, sinais típicos de um derrame, chame imediatamente uma ambulância. Se você apresenta os sintomas de maneira leve e frequente, consulte o seu médico o mais rápido possível.