Limoeiros Em Casa: Como escolher, germinar e plantar uma semente de limão para ter uma á

INSPIRAÇÃO

Limoeiros Em Casa: Como escolher, germinar e plantar uma semente de limão para ter uma árvore perfeita

Date November 27, 2017 12:36

Cultivar um limoeiro em casa é como embarcar em uma grande aventura: você pode ver como ele se transforma de uma pequena semente em uma planta forte, bonita, com inúmeras folhas, flores magníficas e, obviamente, deliciosos frutos. Os limões são ricos em vitamina C e podem ser utilizados para diversos fins, desde para dar um toque especial em sua receita até produzir produtos de beleza artesanalmente. Cultivar um limoeiro pode parecer ser uma tarefa desafiadora, portanto, o seguinte guia passo-a-passo irá ajudar você a atingir seu objetivo mais rápido.

DL Pohl / Shutterstock.com

1. Escolha semente certa

Encontrar a semente perfeita é o primeiro passo, e é também o mais importante. Ela deve ser grande, pesado, e sem danos. Além disso, recomenda-se plantar um máximo dez sementes por vez, visto que há sempre uma chance de que algumas das sementes não germinarão, ou a muda crescerá muito fraca e debilitada.

As sementes devem ser limpas antes de colocá-las no solo. Seu objetivo é remover o revestimento viscoso das sementes, para que elas não apodreçam. Apenas lave as sementes em água e seque-as com uma toalha de papel.

2. Preparação do vaso e do solo

Limoeiros exigem uma boa drenagem do solo. Uma mistura de solo pasteurizado é a melhor opção, pois está isento de qualquer bactéria.

manhattan_art / Shutterstock.com

Escolha o tamanho do vaso de acordo com a quantidade de sementes que você irá plantar. Para uma única semente, um pequeno vaso com 10 centímetros de largura por 15 polegadas de centímetros é o suficiente. E certifique-se de que o pote tenha alguns furos para drenagem na parte inferior, de forma a impedir que as raízes apodreçam por excesso de humidade.

3. Plantar a semente

Depois que você preencher o pote com o solo, regue até chegar a uma umidade moderada e, em seguida, faça um orifício com cerca um centímetro e meio de profundidade utilizando um lápis ou o seu dedo. Coloque as sementes preparadas no fundo do buraco, com a extremidade mais pontiaguda virada para baixo, e cubra com o solo.

Coloque o vaso em um lugar quente e ensolarado. Cubra-o com um pedaço de plástico filme para manter o calor e a umidade, mas faça alguns furos pequenos no plástico para que haja uma melhor circulação de ar. Regue as sementes de limão sempre que perceber que o solo começa a dar sinais de estar seco. Assim que notar os primeiros brotos da futura árvore, você pode remover o plástico filme.

blue caterpillar / Shutterstock.com

4. Seja paciente

Depois que você já tiver suas mudas, é apenas uma questão de tempo e cuidado apropriado antes que elas cresçam e se transformem em uma árvore madura. Regue seu pequeno limoeiro pelo menos duas vezes por semana, proporcione nutrientes e certifique-se de a árvore receba luz solar suficiente.

E seja paciente: levará alguns anos para sei limoeiro começar a produzir frutos. Também tenha em mente que algumas árvores podem não dar qualquer fruto. Se isso acontecer, aprecie sua beleza como ela é e considere uma segunda tentativa de cultivar um limoeiro.