8 causas do inchaço nos olhos e como se livrar desse proble

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

8 causas do inchaço nos olhos e como se livrar desse problema

Date November 30, 2017 16:32

O inchaço sob os olhos é bastante comum: você pode notar logo na parte da manhã após uma noite de trabalho sem dormir ou depois de uma festa que foi até altas horas da madrugada. Essas bolsas podem ser irritantes, mas a boa notícia é que um pouco de inchaço não é razão para se preocupar.

Por que você tem bolsas sob os olhos?

Uma das principais causas é o envelhecimento. Os tecidos ao redor dos olhos se enfraquecem, fazendo com que o entorno dos olhos fique inchado. A pele sob os olhos é fina, logo as mudanças são visíveis com a idade. O fluido se acumula nesta área, aumentando o inchaço também.

Bolsas sob os olhos geralmente são um problema cosmético e raramente um sintoma de uma condição de saúde grave. No entanto, você deve visitar seu médico caso:

  • esteja com os olhos inchados por muito tempo;
  • tenha irritação, dor, inchaço intenso nos olhos ou ao redor deles;
  • identifique outros sintomas.

Você pode notar o inchaço sob os olhos causado por uma razão temporária. Os médicos dizem que vários fatores podem ser culpados. Vamos examinar detalhadamente as possíveis causas dessa condição e como combatê-las.

Você não dorme bem

Uma noite mal dormida pode fazer com que seus olhos aparentem estar inchados de manhã. E se você estiver estressado, o inchaço pode ser ainda mais grave. Acontece que o estresse faz com que suas glândulas adrenais produzam mais cortisol, e isso altera o equilíbrio de sal. Quando seus níveis de sal estão desequilibrados, seu corpo pode começar a reter água e inchar. Ter uma boa noite de sono pode te ajudar a reduzir o inchaço neste caso.

Você tem alergia

Olhos inchados são um sinal comum relacionado a alergias sazonais. Quando você desenvolve uma reação alérgica, seu corpo começa a se proteger, liberando histamina no sangue. Em alguns casos, a histamina resulta em uma resposta na forma de inchaço na área dos olhos. Cuide de suas alergias e fale com seu médico sobre o tratamento para aliviar os sintomas.

Você tem problemas de tireoide ou rim

Alguns tipos de hipertireoidismo podem causar espessamento da gordura ao redor dos olhos, causando o inchaço. Problemas renais podem resultar em retenção de água e, consequentemente, bolsas sob os olhos. Consulte seu médico para ser examinado caso suspeite que possa ter essas condições.

Você está de TPM

A TMP também pode ser culpada. Da mesma forma que seu corpo incha durante a TPM, a área dos olhos também pode reter fluidos. Este tipo de inchaço ocular geralmente desaparece após alguns dias.

Você chorou muito

Bem, este motivo é óbvio, mas aqui está a explicação científica. Quando você chora, suas glândulas lacrimais trabalham mais para produzir lágrimas. Isso, por sua vez, resulta em inchaços dos olhos.

Você consome muito sal

Consumir muito sal pode levar à retenção de líquidos, inclusive na área dos olhos. No entanto, este não é o único problema causado pela ingestão excessiva de sódio, que também pode levar a um maior risco de problemas cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. A American Heart Association aconselha o consumo limite de 1500 mg de sódio por dia. Para reduzir a ingestão de sal, leia os rótulos dos alimentos e tente evitar alimentos processados.

Você está desidratado

A desidratação pode resultar no inchaço dos olhos. Portanto, beba muita água e tente limitar o consumo de álcool e café, que podem te deixar desidratado. A regra geral é consumir 8 copos de água por dia.

Você não está tirando sua maquiagem

A maquiagem deixada durante a noite pode irritar a pele ao redor dos olhos. Certifique-se de remover totalmente sua maquiagem todas as noites. Não esfregue ou puxe a pele nessa área. Alguns cremes para os olhos podem piorar este problema, portanto é necessário experimentar marcas diferentes.


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada no artigo. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes do artigo.