7 sintomas de cortisol alto devido ao estresse crônico e ou

INSPIRAÇÃO

7 sintomas de cortisol alto devido ao estresse crônico e outros fatores

Date December 4, 2017 14:17

O que é cortisol?

Cortisol é um hormônio que nosso corpo produz em reação ao estresse. Ele também desempenha um papel importante no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e também age como um anti-inflamatório poderoso. É normal apresentar altos níveis de cortisol em situações em que nossa reação imediata é de luta ou fuga. Contudo, quando esses níveis estão constantemente elevados devido ao estresse crônico, ou outros fatores, há um impacto negativo significativo sobre nossa saúde física e mental. Níveis baixos de cortisol também podem causar sintomas desagradáveis.

Há certos sintomas que indicam níveis de cortisol elevados, e um médico deve ser consultado para que ele solicite exames adequados para verificar os níveis deste hormônio caso suspeite que possa haver um desequilíbrio.

Como os níveis de cortisol são medidos e o que níveis anormais significam?

Seu médico poderá solicitar um exame de sangue, de saliva ou de urina para determinar seus níveis de cortisol. Se os níveis de cortisol estiverem muito baixos, isso pode ser um sintoma de síndrome poliglandular ou do doença de Addison.  Níveis elevados de cortisol, por outro lado, podem ter várias causas. A mais comum, porém, é o estresse crônico. Altos níveis de cortisol também podem estar associados a:

  • medicamentos corticosteroides;
  • síndrome de Cushing;
  • depressão e ansiedade;
  • diabetes;
  • síndrome metabólica;
  • síndrome do ovário policístico;
  • apneia do sono obstrutiva.

Como controlar os níveis de cortisol?

No vídeo abaixo, você pode aprender alguns métodos para controlar seus níveis de cortisol.

Quais são os sintomas de cortisol alto?

Como mencionamos anteriormente, níveis altos de cortisol são comuns em casos de estresse crônico, e não necessariamente por condições de saúde. Entretanto, o estresse crônico por si só pode deteriorar nossa saúde física e mental, e é por isso que é importante procurar um médico se você notar algum dos seguintes sintomas:

Insônia

Normalmente, durante a noite seus níveis de cortisol estão baixos, enquanto seus níveis de melatonina estão aumentados. Portanto, se seu cortisol estiver elevado, você terá dificuldades para dormir.

Dificuldade para se concentrar

Estresse é o inimigo da concentração. Quando seu cortisol está muito alto, você será incapaz de se concentrar.

Ganho de peso

Níveis elevados de cortisol podem levar a comer em excesso (especialmente alimentos não saudáveis), além de afetar o metabolismo lipídico. O ganho de peso se manifesta no acúmulo de gordura na barriga.

Gripes e resfriados frequentes

Enquanto esse hormônio pode ser benéfico no tratamento para suprimir a resposta do organismo em pessoas com doenças autoimunes, os níveis de cortisol podem aumentar e prejudicar o funcionamento do sistema imunológico em indivíduos saudáveis, resultando em uma vulnerabilidade maior a gripes, resfriados e infecções comuns.

Diminuição da libido

Altos níveis de cortisol estão associados à diminuição da libido tanto em homens quanto em mulheres.

Problemas cardíacos

Níveis de cortisol cronicamente altos podem resultar em um aumento dos batimentos cardíacos e pressão arterial, que por sua vez podem levar a doenças do coração.

Problemas digestivos

O cortisol alto pode contribuir para o desenvolvimento da síndrome do cólon irritável (SCI), que se manifesta por meio de dores abdominais, diarreia, prisão de ventre, inchaço e gases.


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada no artigo. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes do artigo.