Guia passo a passo sobre como cultivar pimentas em casa

Dicas

December 8, 2017 12:35 By Fabiosa

Cultivar pimentas vermelhas em casa é fácil, divertido e bastante lucrativo. Não só essas pequenas plantas verdes ficarão incríveis em suas janelas, mas também fornecerão inúmeras pimentas deliciosas que você pode adicionar à maioria das saladas e refeições.

a_lisa / Depositphotos.com

E nosso guia passo a passo vai te ajudar a ter sucesso nesta jornada emocionante, que vai desde a escolha da semente até a colheita.

Por que é tão legal cultivar pimenta em casa?

Há muitas razões pelas quais as pimentas são a planta perfeita para sua casa:

  • pimentas são fáceis de cultivar;
  • elas são plantas perenes e podem continuar crescendo por até 5-6 anos;
  • as plantas são bastante pequenas, e raramente atingem mais de 50 cm;
  • a árvore da pimenta é linda com ou sem os frutos;
  • uma planta pode dar até 50 pimentas por vez;
  • você pode ter frutos de diferentes cores e formas em uma única árvore.

Além disso, as pimentas podem matar muitos germes, limpando, assim, o ar no recinto em que elas estão crescendo.

Agora, ao perceber que plantar sua própria pimenta é uma boa ideia, vamos para a parte mais interessante: como cultivar esta planta maravilhosa a partir de uma semente.

Cultivando pimentas: um guia passo a passo

Para plantar uma árvore de pimenta bonita e saudável, você precisa passar por uma série de etapas. Abaixo, você encontrará alguns conselhos úteis sobre como ter sucesso em cada uma delas.

1. Escolhendo a espécie

Primeiro, você precisa escolher a espécie de pimenta que você vai plantar. Faça sua escolha dependendo do que você quer fazer com as suas pimentas.

Se você vai usá-las para cozinhar, escolha as espécies clássicas. As plantas ornamentais de pimenta funcionam melhor para aqueles que querem ter uma planta colorida em sua janela.

2. Escolhendo as sementes

HobbyWild / YouTube

A melhor opção é comprar sementes em vez de usar aquelas que você pegou de uma pimenta. Tradicionalmente, você pode comprá-las em lojas do ramo ou encomendá-las online.

3. Preparando o solo

Após escolher as sementes, é hora de pensar sobre o solo. Você pode comprar uma mistura já preparada em uma loja ou preparar a sua combinando um pouco de húmus, turfa e areia de rio. Certifique-se de que o solo que você vai usar seja rico em nutrientes e possua boa drenagem; caso contrário, as raízes de sua planta podem apodrecer e você perderá toda a colheita.

4. Germinando as sementes

Você precisa preparar as sementes antes de plantá-las no solo. Enrole-as em uma toalha de papel umedecida e deixe descansar por dois dias. Quando os primeiros brotos surgirem, coloque as sementes no solo: faça um buraco com 1,5 centímetro de profundidade, coloque a semente no fundo e cubra-a com a terra. Em seguida, cubra o vaso com filme plástico e deixe assim até que os brotos fiquem mais fortes.

5. Cultivando a planta

Há três coisas que você precisa prestar atenção especial ao cultivar pimentas:

  • temperatura;
  • luzes;
  • água.

As pimentas vermelhas adoram temperaturas quentes e exigem muita luz do sol, portanto, certifique-se de colocar os vasos com suas pimentas no lado mais ensolarado de sua casa. Além disso, você precisa regar suas pimentas regularmente, mas não sobrecarregue as plantas para evitar que as raízes se apodreçam.

Assista ao breve vídeo abaixo para obter uma melhor compreensão de todo o processo.

Siga estas instruções simples e você poderá cultivar uma incrível planta de pimenta-vermelha em casa sem muito esforço. E não se esqueça de compartilhar essas dicas úteis com seus amigos.