Tutorial sobre como plantar um pinheiro em casa a partir de sementes

Dicas

December 13, 2017 11:34 By Fabiosa

Plantar uma árvore pode se tornar um passatempo fascinante para qualquer um. Existem muitos métodos utilizados, incluindo o uso de sementes ou por estacas, enxertos e brotos.

Com o Natal chegando, todos desejamos ter uma bela árvore em casa. E se te dissermos que é possível plantá-la a partir de sementes? Claro, a árvore não terá crescido até o Natal de 2017, mas estará disponível para as festas dos anos seguintes. Além disso, observar como uma pequena planta cresce e se torna cada vez mais forte e maior é realmente interessante.

Muitas pessoas imaginam que apenas enterrar uma pinha será o suficiente. Na verdade, as pinhas não são sementes; elas são apenas uma casca resistente que guardam as sementes. Há pinhas macho que podem polinizar, mas você dificilmente conseguirá identificá-las. As pinhas fêmeas, que são a maioria nas árvores, contêm duas sementes em cada uma.

mw2st / Shutterstock.com

Remova as sementes

As pinhas maduras se abrem e expõem suas sementes. Não pegue as pinhas caídas no chão - suas sementes não são adequadas. Pegue aquelas que ainda estão na árvore. Inicialmente, uma pinha deve estar fechada. Para abri-la, coloque-a no forno por cerca de 20 minutos. Em seguida, você pode simplesmente agitá-la para remover as sementes. Todas as pinhas possuem leves sementes com asas, por este motivo será fácil pegá-las. Este vídeo vai te mostrar como fazer isso.

Plantando

Depois disso, você precisa prepará-las para plantar. Em primeiro lugar, estratifique as sementes. Isso vai ajudar na germinação. Para fazer isso, você deve colocá-las na areia úmida; em seguida, coloque-as em um saco plástico e deixe na geladeira por cerca de um mês. Quando começarem a germinar, coloque-as em vasos com terra da mesma forma que você faria com plantas normais. Certifique-se de que o fundo esteja quente. Com o tempo, quando a semente crescer até cerca de 5 centímetros de comprimento, você pode colocá-la em vasos maiores, de preferência na primavera.

Pronto! A árvore crescerá lentamente, mas de forma constante. Em alguns anos, ela estará pronta para a decoração.