Perigo oculto: o porta-facas é o lugar perfeito para germes e bactérias prejudiciais à saúde

Inspiração

December 22, 2017 13:58 By Fabiosa

A cozinha é um dos cômodos mais populares de cada casa. Nenhuma novidade, portanto, que também seja um lugar onde diferentes bactérias e micróbios se desenvolvem com facilidade. Micro-organismos invisíveis estão escondidos por trás de uma limpeza aparentemente impecável. Sua tábua de cortar carne, a geladeira e a esponja da pia: sim, a cozinha tem mais locais para proliferação de germes e bactérias do que qualquer outro cômodo em sua casa, e o porta-facas não está isento.

paulprescott / Depositphotos.com

Um dos itens mais contaminados da cozinha

Embora muitas pessoas acreditem que um porta-facas seja uma forma segura de armazenar esses objetos, elas estão terrivelmente enganadas. A construção interna do acessório abriga mais germes do que a lâmina da faca em si. A maioria das pessoas nem sequer consegue se lembrar da última vez que limpou seu porta-facas. Pode ter sido há meses, ou mesmo há anos!

Por que se preocupar?

Lâminas lavadas inadequadamente e a umidade provocam o crescimento de bactérias patogênicas e mofo em seu porta-facas. E, então, estes germes são transferidos para a comida pelo uso desses objetos.

Andrey_Kuzmin / Depositphotos.com

Assim, é preciso limpar e higienizar o porta-facas pelo menos uma vez por mês.

A maneira correta de fazer a limpeza

Estes são os passos que você deve seguir para limpar o seu porta-facas corretamente:

Passo 1

A primeira coisa a fazer é remover todos os objetos, virar o porta-facas de cabeça para baixo e chacoalhar para remover as migalhas e a poeira mais grossa. Dê algumas batidinhas para soltar detritos que possam estar grudados.

Passo 2

Em seguida, lave o porta-facas com água quente e sabão. Limpe as aberturas com uma escova, como as usadas para limpar mamadeiras. Você também pode usar uma esponja ou pano de microfibra.

Passo 3

Higienize o acessório com uma mistura feita com 1 colher de sopa de água sanitária e 1 litro de água morna. Como alternativa, você pode usar vinagre destilado ou peróxido de hidrogênio. Deixe o porta-facas de molho por alguns minutos. Em seguida, enxágue-o cuidadosamente com água limpa.

pathastings / Depositphotos.com

Passo 4

Coloque o porta-facas de cabeça para baixo em alguma superfície limpa e deixe secar.

Passo 5

Sempre certifique-se de que suas facas foram devidamente lavadas, de modo a evitar o desenvolvimento de germes e mofo.

Nós realmente esperamos esses passos possam ajudá-lo a manter o seu porta-facas limpo!