6 alimentos e bebidas fermentados saudáveis e saborosos que

6 alimentos e bebidas fermentados saudáveis e saborosos que podem melhorar a digestão

Inspiração

December 22, 2017 13:59 By Fabiosa

As pessoas comem alimentos fermentados há séculos. Tais alimentos fazem parte de muitas cozinhas tradicionais em todo o mundo e, recentemente, reacendeu o interesse de muitas pessoas por causa de seus potenciais benefícios à saúde. Enquanto ainda há poucos estudos científicos para fundamentar os benefícios dos alimentos fermentados, como é frequentemente o caso com qualquer alimento, muitas pessoas consomem estes produtos porque eles ajudam a digestão e fortalecem as defesas naturais do corpo.

Alimentos processados pela fermentação contêm bactérias vivas que ajudam a equilibrar a microflora intestinal, estimulando o crescimento das bactérias “boas” em seu intestino. Se essas as bactérias benéficas prosperarem nesse ambiente, haverá melhora no processo digestivo e fortalecimento do sistema imunológico.

Aqui estão 6 exemplos de alimentos fermentados que você pode incluir na sua dieta:

1. Iogurte

O iogurte é provavelmente o mais amplamente consumido entre os alimentos fermentados. A maioria das pessoas com intolerância à lactose pode comer iogurte porque as bactérias boas nele contidas “quebram” esse açúcar. O mesmo se aplica para o kefir, uma espécie de coalhada e um derivado menos conhecido do leite. É melhor comer ou beber iogurte natural porque ele contém menos calorias do que aqueles com sabor.

2. Chucrute

O chucrute azedo, uma conserva feita com repolho, se originou na Alemanha. O prato contém fibras, vitaminas A, C e K e vitaminas do complexo B, além de outros nutrientes importantes. Você pode facilmente fazer chucrute em casa, mas, se preferir comprá-lo pronto, certifique-se de que o produto contenha bactérias vivas. O chucrute pode ser encontrado na seção de refrigerados ou em casas especializadas.

3. Kimchi

O kimchi é um prato tradicional coreano feito com repolho e legumes. Este prato contém vitaminas A, B1, B2 e C, além de sais minerais como ferro, cálcio e selênio. Por esse motivo, o kimchi pode ajudar a reduzir o colesterol e melhorar a sensibilidade à insulina.

4. Kvass

Kvass é uma bebida oriental tradicional feita com pão de centeio. Não é muito bem conhecida no Ocidente, mas é popular na Rússia e em outros países da antiga União Soviética. Uma vez que seu teor alcoólico é muito baixo (0,5% - 1,0%), ela não é considerado uma bebida alcoólica.

5. Tempeh

O tempeh é um produto tradicional da Indonésia feito com soja fermentada. É rico em proteínas, tornando-se um bom acréscimo às dietas vegetarianas. Pode ser consumido puro ou adicionado a vários pratos.

6. Kombucha

Pode soar como algo inimaginável para pessoas que nunca tenham experimentado, porém kombucha é um chá verde ou preto ligeiramente fermentado e com gás. Uma vez que o kombucha produzido em escala comercial pode conter alto teor de açúcar, é melhor fazer o seu em casa.

Apesar serem altamente benéficos à saúde, alimentos e bebidas fermentados não vão magicamente desfazer os danos causados por alimentos que não são saudáveis. Por esse motivo, o produto fermentado funcionará melhor se fizer parte de uma dieta saudável e nutritiva.

Você deve consumir tais produtos com moderação, especialmente se nunca experimentou algum antes. Quando consumidos em grandes quantidades, alimentos e bebidas fermentados podem produzir alguns sintomas digestivos desagradáveis, como inchaço e gases.


Este artigo é meramente informativo. Dietas ou alimentos individuais podem ser perigosos para a saúde ou causar uma reação alérgica. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não tem qualquer responsabilidade por danos que possam ser causados ​​pelo uso das informações indicadas no artigo. Consulte um especialista certificado antes de iniciar dietas e outras práticas similares.