Úlceras no pé diabético: por que ocorrem e como prevenir esta grave complicação da diabetes

Inspiração

O que são úlceras e dor nos pés?

A diabetes é um transtorno metabólico crônico que surge em função de problemas com o hormônio insulina. Quando o pâncreas está saudável, ele produz insulina para ajudar seu corpo a armazenar e usar a glicose dos alimentos que você consome.

Com a diabetes, seu pâncreas libera pouca insulina ou não produz nenhuma, o que resulta em altos níveis de açúcar no sangue. O alto nível de açúcar no sangue pode prejudicar os pequenos vasos sanguíneos, que podem afetar negativamente seu rim, coração, olhos e sistema nervoso. A diabetes tem muitas complicações graves, incluindo úlceras e dor nos pés.

As úlceras no pé diabético são bastante comuns. Os especialistas dizem que esse problema afeta 15% das pessoas com diabetes durante a vida. Em alguns casos, pode levar à amputação e é por isso que é muito importante saber mais sobre os problemas dos pés causados pela diabetes e sua prevenção.

O que exatamente a diabetes faz com seus pés?

Níveis descontrolados de açúcar no sangue geralmente causam danos nos nervos. Caso os membros sejam envolvidos, você pode não sentir dor ou frio. Os médicos chamam essa condição de "neuropatia diabética sensorial". Em outras palavras, se você se machucar, não sentirá a dor devido à neuropatia, e suas feridas podem ser facilmente infectadas. Além disso, seus músculos podem não funcionar corretamente.

Esses problemas, por sua vez, podem criar excesso de pressão em certas áreas do pé, o que pode levar a úlceras crônicas nessa região.

A má circulação sanguínea também desempenha um papel importante. Uma das complicações da diabetes é a doença vascular periférica. Nesta condição, o sangue não flui para braços e pés como deveria. Isso significa que cortes, feridas e úlceras podem levar muito tempo para curar. Em alguns casos, eles não melhoram sem o uso de antibióticos.

O que você pode fazer em casa para evitar problemas no pé diabético?

O cuidado com os pés pode ajudar a prevenir a dor e úlceras nos pés, mas o controle do nível de açúcar no sangue é essencial. Consulte seu médico sobre o seu tratamento. Ele ou ela também pode te aconselhar com medidas especiais para proteger seus pés, incluindo sapatos para diabéticos, moldes e meias de compressão. Outras condições de saúde aumentam o risco de infecções nos pés, portanto não se esqueça de falar sobre o seu histórico de saúde também.

Aqui estão várias dicas úteis para um bom cuidado dos pés em casa:

  • Sempre monitore o nível de açúcar no sangue e siga as recomendações de seu médico. Preste atenção no que você come e em quão ativo você é. Exercícios e medicamentos regulares podem fazer você se sentir melhor;
  • Tente evitar água muito quente ao lavar os pés. Não deixe seus pés de molho. Seque-os bem, particularmente entre os dedos;
  • Fique atento às feridas, bolhas, calos ou áreas irritadas. Se você tiver problemas com a circulação sanguínea, isso é muito importante;
  • Se você fuma, pare. O tabaco pode deixar seus problemas vasculares ainda piores;
  • Se você notar um problema no pé que não melhora, entre em contato com seu médico o mais rápido possível;
  • Visite seu médico a cada três meses para realizar exames regulares.

A dor e as úlceras nos pés são tratáveis quando diagnosticadas nos estágios iniciais. É por isso que é crucial visitar seu médico quando perceber que algo está errado com seus pés. As úlceras no pé de diabéticos podem levar a infecções intratáveis, portanto não espere muito.

Fonte: WebMD, Healthline, EMedicineHealth


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.