Segurar o xixi: quando isso se torna prejudicial para a saú

INSPIRAÇÃO

Segurar o xixi: quando isso se torna prejudicial para a saúde

Date December 22, 2017 14:37

Seja porque o seu programa de TV preferido está no ar, você está fazendo um exame longo ou você simplesmente está longe do banheiro mais próximo, às vezes simplesmente não conseguimos atender ao chamado da natureza imediatamente. Mas será que resistir ao desejo de urinar pode ser prejudicial ao seu corpo? Quais são as consequências que isso pode causar para a sua saúde? Bem, isso depende de muitos fatores diferentes.

Existem condições em que segurar o xixi pode ser perigoso?

A bexiga de um adulto pode conter aproximadamente meio litro ou 2 xícaras de urina. Se você não tem nenhuma condição que afete seu sistema urinário, você pode apenas sofrer um leve desconforto se você lutar contra o desejo de fazer xixi por um curto período de tempo.

Mas as pessoas com certos problemas médicos não devem atrasar a micção mesmo ocasionalmente, pois isso pode aumentar o risco de infecção ou de doença renal. Essas condições são:

  • retenção urinária crônica (esvaziamento incompleto da bexiga);
  • bexiga neurogênica;
  • próstata aumentada;
  • distúrbios renais.

Se você resistir muitas vezes ao desejo de urinar, você pode se colocar em risco de uma infecção do trato urinário (ITU). A micção regular limpa as bactérias que causam as ITUs. Então, se você não urinar regularmente, as bactérias ficam mais propensas a permanecer em sua bexiga e se multiplicar. Se a infecção da bexiga surgir e ela não for tratada adequadamente, isso pode levar a algo mais grave e mais difícil de tratar – uma infecção renal.

Ruptura da bexiga: possível, mas muito improvável

A bexiga pode realmente explodir se houver muita urina nela? Em pessoas saudáveis, a bexiga vai se esvaziar espontaneamente se estiver muito cheia por muito tempo. Mas existem casos em que a bexiga pode se romper, por exemplo: se ela estiver machucada ou quando uma pessoa ingeriu muita bebida alcoólica e o cérebro não consegue comunicar para a bexiga a necessidade de fazer xixi.

Em suma, se nada estiver errado com seu sistema urinário, esperar para ir ao banheiro em ocasiões raras não causará nenhum dano significativo e duradouro.


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.