Selena Gomez e 4 outras celebridades que sabem tudo sobre a

CELEBRIDADES

Selena Gomez e 4 outras celebridades que sabem tudo sobre a luta de viver com lúpus

Date 22 de dezembro de 2017

Você pode imaginar uma doença em que seu próprio organismo se “liga” sozinho e seu sistema imunológico pode atacar quase qualquer órgão e tecido em seu corpo? A condição que se encaixa perfeitamente nessa descrição é o lúpus. Ele é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca vários sistemas do seu corpo. Suas articulações, pele, coração, vasos sanguíneos, pulmões, rins, cérebro e outros órgãos podem ser afetados por ele. A condição ainda não é muito bem compreendida.

O lúpus é muitas vezes difícil de diagnosticar porque se manifesta de muitas maneiras diferentes e seus sintomas se sobrepõem aos de muitas outras doenças. Cada caso de lúpus é diferente, mas existem certos sinais e sintomas que muitas vezes ocorrem em pessoas com lúpus. De acordo com o Instituto Nacional de Artrite e Doenças Musculoesqueléticas e de Pele, os sinais e sintomas comuns da doença incluem o seguinte:

  • articulações inchadas e doloridas;
  • dor muscular;
  • fadiga;
  • erupções vermelhas que geralmente aparecem no rosto;
  • febre inexplicável;
  • dor no peito quando você inspira profundamente;
  • perda de cabelo;
  • dedos das mãos ou dos pés pálidos ou roxos;
  • sensibilidade ao sol;
  • inchaço nas pernas ou ao redor dos olhos;
  • úlceras na boca;
  • glândulas inchadas.

Os sintomas do lúpus variam de leve a grave e podem ir e vir.

O lúpus pode ser extremamente doloroso e reduzir significativamente a qualidade da vida dos pacientes. Entre aqueles que lutam contra essa condição, existem pessoas famosas que falam abertamente sobre sua doença e permitem que pessoas comuns com lúpus saibam que não estão sozinhas nessa luta. Aqui estão 5 delas:

Selena Gomez

gettyimages

O diagnóstico da cantora fez com que todos falassem sobre a doença. Selena fez algumas pausas em sua carreira para se submeter a um tratamento, que incluiu quimioterapia. Em 2017, seus rins estavam tão danificados que ela precisava de um transplante de rim. Após sua cirurgia, Selena escreveu um post no Instagram:

I’m very aware some of my fans had noticed I was laying low for part of the summer and questioning why I wasn’t promoting my new music, which I was extremely proud of. So I found out I needed to get a kidney transplant due to my Lupus and was recovering. It was what I needed to do for my overall health. I honestly look forward to sharing with you, soon my journey through these past several months as I have always wanted to do with you. Until then I want to publicly thank my family and incredible team of doctors for everything they have done for me prior to and post-surgery. And finally, there aren’t words to describe how I can possibly thank my beautiful friend Francia Raisa. She gave me the ultimate gift and sacrifice by donating her kidney to me. I am incredibly blessed. I love you so much sis. Lupus continues to be very misunderstood but progress is being made. For more information regarding Lupus please go to the Lupus Research Alliance website: www.lupusresearch.org/ -by grace through faith

A post shared by Selena Gomez (@selenagomez) on Sep 14, 2017 at 3:07am PDT

Lady Gaga

Em uma entrevista com Larry King, em 2010, Lady Gaga disse que seu teste para o lúpus alcançou um número limite. A tia da cantora morreu da doença.

Alcançar um “número limite” não significa que você tenha a doença. De acordo com a Health Magazine, 1 em cada 5 mulheres apresenta resultado positivo para os anticorpos associados ao lúpus e apenas 10% delas apresentam sintomas.

Kristen Johnston

gettyimages

Em 2013, Kristen Johnston foi diagnosticada com mielopatia, uma forma menos comum da doença, que afeta a medula espinhal. Johnston primeiro percebeu que algo estava errado quando ela precisou se esforçar para subir as escadas. Demorou um tempo antes de ela receber o diagnóstico correto. A atriz disse para a revista People:

Fui a 17 médicos e ninguém conseguiu descobrir o que estava acontecendo. Eu não sabia o que ia acontecer comigo.

Após o diagnóstico, Johnston iniciou um tratamento que envolveu quimioterapia e esteroides. Após seis meses, a atriz estava em remissão. Ela disse para a revista People:

Todo dia é um presente, e eu não desperdiço  nenhum segundo dele.

Nick Cannon

gettyimages

Em 2012, Nick Cannon foi hospitalizado com insuficiência renal e, algumas semanas depois, desenvolveu um coágulo sanguíneo no pulmão. Ele foi diagnosticado com lúpus e tem trabalhado para aumentar a conscientização sobre a doença desde então. Ele disse à WebMD:

Se eu posso ser uma inspiração para os outros que sofrem com a doença ou com doenças semelhantes, então eu uso isso com orgulho e abraço o dever com todo o coração.

Toni Braxton

gettyimages

Toni Braxton foi diagnosticada com lúpus em 2008 e tornou seu diagnóstico público em 2010. Em 2015, a cantora disse ao HuffPost Live:

Alguns dias não consigo equilibrar tudo. Eu simplesmente tenho que me deitar na cama. Quando você tem lúpus, muitas vezes você sente que está com gripe todos os dias. Mas alguns dias você consegue superar isso. Mas para mim, se eu não estou me sentindo bem, eu costumo dizer aos meus filhos: 'Ah, a mamãe vai descansar na cama hoje'. Eu meio que levo de boa.

Infelizmente, ainda não há cura para o lúpus. Porém, a pesquisa sobre a doença continua e podemos esperar que um dia o lúpus seja eliminado.


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.