Como cultivar plantas ornamentais de interiores: 3 dicas úteis para cuidar de suas amigas

Saúde e Estilo de Vida

December 22, 2017 19:40 By Fabiosa

Historiadores acreditam que as pessoas começaram a cultivar plantas ornamentais há cerca de 5.000 anos. Atualmente, muitas pessoas vêem as plantas ornamentais como elementos de decoração quando, na verdade, elas trazem muito mais benefícios para nossa saúde e bem-estar do que possamos imaginar.

Por que é importante ter plantas dentro de casa?

Então, por que as pessoas precisam de plantas dentro de casa? Naturalmente, uma das mais óbvias razões é para criar uma atmosfera acolhedora e deixar o ambiente mais alegre e atraente. No entanto, há vantagens mais significativas em ter essas plantas por perto.

Anatolii Mikhailov / Shutterstock.com

Plantas de interior são necessárias não só para o nosso conforto. Substâncias que poluem o ar também estão no interior de nossas casas e são causa de graves doenças, inclusive da asma, distúrbios neurológicos, tosse etc. Além disso, o ar proveniente da rua não é sempre limpo e seguro – desde a fumaça expelida por escapamentos de vários veículos até a fumaça de cigarro contêm substâncias que são perigosas para os seres humanos. A radiação eletromagnética, as bactérias e o ar seco são perigosos para nós ou nossa pele. Felizmente, as plantas de interior servem como purificadores perfeitos, porém apenas determinadas espécies.

Areca-bambu (Chrysalidocarpus lutescens)

Também conhecida como palmeira-de-jardim, esta planta destaca-se facilmente dos outros tipos de palmeiras por causa de suas frondes estreitas e numerosas, uma bem próxima da outra. Sua popularidade como planta de interior é grande devido à capacidade de filtrar e aumentar a umidade do ar do ambiente.

Espada-de-são-jorge  (Sansevieria trifasciata)

Esta planta é fácil de cultivar em casa por causa de sua tolerância tanto à baixa quanto à alta incidência de luz solar, além de exigir pouca manutenção. A espada-de-são-jorge é um purificador de ar perfeito por causa de sua capacidade de absorver benzeno, formaldeído e outras substâncias tóxicas.

Jiboia (Epipremnum aureum)

A jiboia, ou hera-do-diabo, é conhecida em alguns lugares do mundo como “planta-do-dinheiro” devido à coloração de suas folhas. Há uma crença de ter uma jiboia dentro de casa atrai boa sorte. Elas desempenham um papel importante na energização de pessoas, encorajando-as a alcançar seus objetivos. O que nós sabemos como fato, contudo, é que essas plantas são excelentes para purificar o ar.

Como cuidar de plantas de interiores

1. Plantas ornamentais precisam de temperaturas mais quentes. Em baixas temperaturas, as folhas ficarão amareladas.

2. Plantas de interior crescem melhor se expostas à luz solar indireta, de intensidade média a forte (forte mas filtrada); seu crescimento é retardado em ambientes com pouca luz.

3. Precisam de regas frequente entre a primavera e o outono, mas o excesso de água deve ser evitado no inverno.

Anatolii Mikhailov / Shutterstock.com

Acredita-se que muitas plantas ornamentais têm o poder de atrair prosperidade e boa sorte. É impossível confirmar esta crença, porém o que nós sabemos de fato é que elas são benéficas para nossa saúde e contribuem para um ambiente confortável e acolhedor. Se você concorda, deixe sua opinião nos comentários.