Cultivar um pé de tangerina em casa: dicas úteis para iniciantes

INSPIRAÇÃO

Cultivar um pé de tangerina em casa: dicas úteis para iniciantes

Date December 25, 2017 13:10

Existem duas maneiras de cultivar um pé de tangerina em casa – por meio da aquisição de uma muda em uma loja especializada ou cultivando uma árvore a partir da semente. A segunda maneira é mais interessante e fascinante (se você tem o hábito de cuidar de plantas). Além disso, se tudo correr bem, em um ou dois anos você vai ficar orgulhoso por ser responsável por um pé de tangerina de verdade, com frutos deliciosos e um cheiro incrível. Aqui estão algumas dicas para você:

1. Pegue algumas sementes de tangerina e encharque-as em um pedaço de gaze por alguns dias. Não adicione muita água, o tecido deve estar apenas úmido. Adicione mais água, se necessário, ao longo do tempo. Você pode observar como as sementes vão inchar com a umidade, e alguns brotos devem aparecer também. Prepare um recipiente. Você pode começar com um copo descartável, mas a muda geralmente precisa de um vaso de 4 litros (ou às vezes maior).

2. As tangerinas não gostam de solo seco e ácido, portanto é melhor evitar que a turfa se misture ao solo. Terra comprada em floriculturas quase sempre contém turfa. Assim, verifique os componentes cuidadosamente e escolha solo sem esse elemento. O melhor solo pode ser preparado em casa mesmo. Você vai precisar de:

  • 2 partes de húmus;
  • 2 partes de terra florestal;
  • 1 parte de areia.

3. Se você começar com um copo descartável, o transplante da muda deve ser feito de acordo com o desenvolvimento da raiz, Assim, quando as raízes ocupam o copo todo, a planta deve ser replantada em vaso mais espaçoso. Mas não é recomendado plantar a muda em um vaso muito grande, pois, neste caso, pode ocorrer um umedecimento excessivo do solo, o que prejudica a planta.

As tangerineiras jovens devem ser transplantadas anualmente, e as fecundas (que dão frutos) uma vez a cada 2 ou 3 anos, aumentando o diâmetro do vaso em não mais que 4 a 6 cm.

4. Tangerineiras amam o sol, portanto o lado sul da casa é o melhor para elas. Mas, no inverno, a temperatura não pode cair para menos que 14 graus. Toda semana, seu pé de tangerina deve ser pulverizado com água, pois uma umidade do ar alta é vital para esta planta.

No verão, a tangerineira deve ser molhada diversas vezes em um único dia. No inverno, no máximo três vezes por semana, conforme o solo seco suga a água em temperatura ambiente. É importante notar as pragas a tempo. Verifique as mudas regularmente para detectar o problema ainda na fase inicial.

5. A árvore proveniente da semente começa a produzir frutos depois de 4 a 5 anos quando está na natureza. Os frutos são geralmente desagradáveis. Portanto, é melhor providenciar um enxerto para obter tangerinas doces e aromáticas em casa.

E pronto! Você terá uma bela e fecunda tangerineira em casa.


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.