10 alimentos comuns que podem diminuir ou aumentar o efeito

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

10 alimentos comuns que podem diminuir ou aumentar o efeito de medicamentos

Date January 24, 2018 05:16

A maioria das pessoas sabe que certos medicamentos podem interagir com os outros, alterando o resultado de um tratamento,  e é por isso que é muito importante informar seus médicos sobre todos os medicamentos que você toma. Mas você sabia que tudo o que você come ou bebe também pode afetar a eficiência de seus medicamentos? Esse efeito pode ser muito significativo. Portanto, se você for tomar uma medicação pela primeira vez, consulte seu médico e pergunte se há algo que você deve evitar consumir.

Vamos dar uma olhada detalhada em alguns alimentos comuns que podem afetar a ação dos medicamentos.

1. Alcaçuz-preto ou suplementos que contêm extrato de alcaçuz

O alcaçuz é usado comumente como um remédio natural para problemas de digestão, mas tenha cuidado: alcaçuz e produtos com derivados do alcaçuz contêm glicirrizina, uma substância que pode causar irregularidade nos batimentos cardíacos. Esta substância poderosa pode reduzir a eficácia de medicamentos para a pressão arterial e aumentar o efeito colateral de diluentes sanguíneos.

2. Toranja

De acordo com a WebMD, esta fruta cítrica saborosa pode afetar mais de 60 medicamentos porque pode mudar a forma como eles se deslocam em nosso organismo. Por exemplo, a toranja pode diminuir a eficiência da fexofenadina, um medicamento usado para tratar alergias. Por outro lado, a toranja aumenta a eficiência de fármacos do grupo das estatinas, como sinvastatina ou atorvastatina, e também intensifica os efeitos colaterais, especialmente dor muscular.

3. Produtos lácteos com cálcio e suplementos de cálcio

É inesperado, mas o cálcio pode diminuir a capacidade do seu corpo em absorver alguns tipos de antibióticos, incluindo a tetraciclina.

4. Chocolate

Esta guloseima deliciosa pode diminuir a eficácia dos medicamentos destinados a acalmar e/ou relaxar. Os médicos dizem que o chocolate também pode intensificar o poder de certos medicamentos estimulantes.

5. Bananas, laranjas, legumes de folhas verdes e substitutos do sal

Todos esses alimentos são ricos em potássio, que ajuda seu corpo a fornecer sinais elétricos ao seu coração. Consumi-los quando se utiliza medicamentos para tratar a insuficiência cardíaca e reduzir a pressão alta pode levar a palpitações cardíacas ou a batimentos cardíacos irregulares.

6. Soja, farinha e nozes

Esses alimentos são ricos em fibras que podem impedir o seu corpo de absorver determinados medicamentos, como aqueles para a tireoide, por exemplo. Especialistas recomendam tomar esses medicamentos à noite se a sua dieta for rica em fibras.

7. Suplemento de ferro

O ferro pode enfraquecer os efeitos da levotiroxina, um suplemento para o hormônio da tireoide quando seu corpo não o produz naturalmente em quantidade suficiente (em caso de hipotireoidismo).

8. Espinafre, couve e alface-romana

Essas verduras possuem alto teor de vitamina K, que pode afetar o funcionamento da varfarina, um fármaco do grupo dos anticoagulantes, muito utilizado em tratamentos para afinar o sangue. A vitamina K pode reverter o efeito da varfarina e aumentar o risco de coagulação.

9. Álcool

O álcool pode enfraquecer o efeito da maioria dos medicamentos para o coração e a pressão arterial. Além disso, pode aumentar os efeitos colaterais de outras drogas e causar complicações graves.

10. Ginseng

O ginseng pode reduzir os efeitos da varfarina. Se você tomar inibidores da monoaminoxidase (IMAO), o consumo de ginseng pode resultar em problemas de sono, hiperatividade e dores de cabeça.

Informe-se acerca de quais alimentos que você consome regularmente podem afetar seus medicamentos. Leia a bula que acompanha a medicação. Se ainda restar alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.