O que é um infarto silencioso e como saber se alguém já t

INSPIRAÇÃO

O que é um infarto silencioso e como saber se alguém já teve um

Date October 19, 2018 18:20

O que é um infarto silencioso?

Como uma pessoa se sente quando sofre um ataque cardíaco? Você provavelmente pensou em uma dor torácica tão severa que leva a pessoa ao chão. Bem, essa parece ser uma versão exagerada de um verdadeiro infarto.

Um ataque cardíaco pode não apresentar sinais e sintomas e ainda pode aumentar significativamente a probabilidade de se desenvolver insuficiência cardíaca. Além disso, infartos silenciosos representam quase 45% de todos os ataques cardíacos registrados, de acordo com o Journal of the American Heart Association e, muitas vezes, não são detectados. É por isso que é muito importante saber mais sobre esta condição e seus fatores de risco.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Depressão aumenta riscos de infarto tanto quanto o colesterol

A maioria dos infartos silenciosos é diagnosticada por eletrocardiogramas de rotina. As pessoas que sofrem um infarto silencioso nem imaginam que tiveram um ataque cardíaco. Alguns pacientes contam que sentiram sintomas facilmente confundidos com dor muscular, náusea ou gripe forte.

Fatores de risco

Existem vários fatores que aumentam o risco de sofrer ataques cardíacos. Eles incluem os seguintes:

  • ser fumante;
  • ter histórico familiar de doenças cardíacas;
  • idade;
  • diabetes;
  • colesterol alto;
  • pressão alta;
  • obesidade;
  • ter um estilo de vida sedentário.

Sofrer um infarto silencioso sério aumenta o risco de sofrer outros ataques cardíacos que, potencialmente, podem levar à morte. Diferentes formas de ataques cardíacos também podem aumentar o risco de complicações graves, incluindo insuficiência cardíaca.

Quando procurar um médico

Se você notar dois ou mais fatores que o colocam em risco de infarto, consulte seu médico para avaliar suas condições e suas chances de ter esse problema. Seu médico pode prescrever um tratamento específico para reduzir sua probabilidade de infartos silenciosos.

Se você acha que teve um ataque cardíaco silencioso, procure um médico imediatamente. Existe apenas uma maneira comprovada de confirmar esta condição, e apenas um profissional de saúde pode executar os procedimentos. Testes de imagem, como ecocardiografias e eletrocardiogramas, podem mostrar certas mudanças que indicam se você teve um ataque cardíaco ou não. Seu médico também poderá analisar seu histórico de saúde e avaliar seus sintomas de modo a indicar o tratamento mais adequando e efetivo para você.

Lembre-se: é melhor prevenir do que remediar.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Há infartos e ataques de pânico…Saber como diferenciá-los pode ser de extrema importância!


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.