6 formas de diminuir o risco de desenvolver câncer no pâncreas e melhorar sua saúde em geral

Inspiração

February 9, 2018 03:57 By Fabiosa

O câncer de pâncreas é uma das doenças mais letais que existem. Diversos institutos de pesquisas estão tentando desenvolver tratamentos mais eficazes e métodos para diagnosticar a doença mais cedo. Enquanto os pesquisadores estão trabalhando duro para deixar essa terrível doença menos perigosa, há algumas coisas que você pode fazer para controlar o risco de desenvolver este grave problema de saúde.

LEIA TAMBÉM: Juntos por uma boa causa! Leo DiCaprio e Kate Winslet salvam vida de paciente com câncer em fase terminal

Não é sempre possível prevenir o câncer, mas há muitas pessoas que não conhecem os fatores de risco, e estes sim podem ser controlados. Há também pessoas que não dão a mínima para estes fatores e continuam vivendo perigosamente, mas que nunca chegam a desenvolver a doença. De todas as formas, há ações que você pode tomar para diminuir o risco de padecer de câncer de pâncreas, e elas vão melhorar sua saúde de maneira geral.

Não fume

Fumar aumenta o risco de desenvolver câncer de pâncreas e muitos outros tipos da doença. Ao inalar a fumaça do cigarro, substâncias cancerígenas entram em seus pulmões e em sua corrente sanguínea e podem danificar todo o seu corpo. Apenas não fumar pode diminuir o risco de sofrer desta e de outras formas de câncer e melhorar sua saúde como um todo.

Beba menos álcool

O álcool é outra substância cancerígena. Beber em excesso pode contribuir para inflamar o seu pâncreas (pancreatite), que por sua vez pode evoluir para um câncer. Limite o consumo a no máximo uma dose diária. Melhor ainda: beba apenas em eventos sociais ou deixe de beber completamente.

Coma de forma mais saudável

Os hábitos alimentares têm uma importância-chave quando falamos em diminuir o risco de desenvolver doenças. Eliminar comida industrializada e alimentos transgênicos e diminuir o consumo de comidas gordurosas vai contribuir muito. Substitua estes alimentos por frutas, verduras, vegetais e grãos integrais. Quanto mais variada sua dieta for, melhor será a sua saúde.

Mantenha a diabetes sob controle

A diabetes é um fator que aumenta o risco de desenvolver câncer de pâncreas. Se você é diabético, siga as instruções do seu médico, se alimente da maneira prescrita por ele e previna grandes oscilações nos seus níveis de açúcar no sangue.

Tenha um peso adequado

A obesidade é totalmente ligada ao câncer de pâncreas. Se você está com um peso normal, continue fisicamente ativo e faça uma dieta saudável. Caso esteja com um peso extra e com gordura na região abdominal, tente perder peso gradualmente de maneira saudável.

Evite a exposição a agentes químicos perigosos

Determinados profissionais estão mais expostos à substâncias cancerígenas. A sociedade Americana do Câncer possui uma lista onde estão descritas quais são elas.

Há poucos sobreviventes de câncer no pâncreas. Adotar um estilo de vida mais saudável pode te ajudar a diminuir o risco de sofrer da doença.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: O câncer de pâncreas pode ser letal se for detectado tarde, por isso, é importante conhecer seus sintomas


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.