Quando a vida se torna muito difícil: 8 sinais de que é ho

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Quando a vida se torna muito difícil: 8 sinais de que é hora de buscar ajuda de um terapeuta

Date 1 de março de 2018

Às vezes, parece que nossa mente é uma bagunça. A vida é difícil e nem sempre é fácil resolver os conflitos e problemas internos por conta própria. Você pode conversar com seus amigos e familiares sobre o que te incomoda, mas, em alguns casos, não é suficiente. É neste momento que um terapeuta pode entrar e te ajudar a entender o que está acontecendo na sua cabeça e na sua vida.

Pode ser difícil admitir que você precisa da ajuda de um especialista, entretanto, a terapia não é apenas para pessoas com doenças mentais; ela pode fornecer respostas para pessoas que precisam encontrar a saída de situações difíceis. Muitos dos que deitaram no divã de um terapeuta se sentiram melhor logo após algumas sessões.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 alimentos saudáveis que ajudam a controlar a ansiedade alimentar

Aqui estão algumas situações em que a psicoterapia pode ser benéfica:

1. Você está ansioso e/ou deprimido

Mesmo em nossos dias atuais, a ansiedade e a depressão por vezes não são levadas a sério e muitas pessoas não percebem que estes são problemas de saúde mental graves que podem piorar a sua qualidade de vida se não forem encarados e tratados da forma correta. Os medicamentos estão disponíveis para tratar a depressão e a ansiedade, mas a terapia é conhecida por ter um efeito prolongado, mesmo quando o paciente para de fazer sessões de terapia.

2. Você se sente incapaz de lidar com uma perda

Perder um ente querido é inevitavelmente seguido por um período de tristeza. A dor diminui ao longo do tempo e normalmente não domina a vida de uma pessoa que perdeu alguém próximo. No entanto, às vezes, o sofrimento é tão esmagador que obscurece tudo o que é bom em sua vida. Um terapeuta pode ajudar as pessoas a emergir do sofrimento e voltar às suas vidas normais.

3. Você está lutando contra um vício

É difícil se libertar do controle de um vício sozinho. O abuso de drogas, o alcoolismo, o jogo, o consumo compulsivo e outras formas de dependência podem arruinar o relacionamento de uma pessoa com sua família e amigos. A terapia pode ajudar estas pessoas a se libertarem dos vícios e substituí-los por bons hábitos.

4. Você tem um transtorno alimentar

Pessoas com transtornos alimentares muitas vezes não buscam terapia porque sentem vergonha de si mesmas. Não apenas os transtornos alimentares são acompanhados de sentimentos de culpa e vergonha, mas também podem levar a sérios problemas físicos se não forem corretamente tratados. Os terapeutas não julgam seus pacientes; o único objetivo deles é ajudar. Se você tem um transtorno alimentar, não hesite em se consultar com um profissional treinado e experiente no tratamento desses distúrbios.

5. Você sofre de insônia

Se as suas dificuldades com o sono não são causadas por um problema físico, a terapia pode te ajudar a descobrir o que te atrapalha a dormir bem e a lidar com a causa da sua insônia.

6. Você tem uma fobia

Existem fobias que não interferem em sua vida diária, mas algumas delas, como a agorafobia, podem ser seriamente limitantes e levar ao isolamento social. Um tipo de terapia chamada terapia de exposição pode ajudar as pessoas a superar suas fobias e começar a viver uma vida sem medo.

7. Você tem problemas familiares

Se o relacionamento com um membro da família (um pai, um cônjuge ou um filho) está tenso, mas ambas as partes estão dispostas a consertá-lo, a terapia familiar pode ajudar os envolvidos a alcançar um compromisso, realmente começar a se ouvirem e se tornar mais pacientes e compreensivos.

8. Aconteceu um evento estressante em sua vida e você não foi capaz de lidar com isso

A perda de um emprego, divórcio, término, acidente de carro, falência de uma empresa e outros eventos estressantes podem desestabilizar o bem-estar emocional de uma pessoa. O termo "limiar de dor" é usado para descrever a tolerância das pessoas à dor física e também pode ser aplicado à dor mental e ao estresse. Algumas pessoas podem lidar com uma situação estressante muito bem, enquanto outras desabam completamente sob a pressão do estresse. Se esse for o caso, visitar um terapeuta pode ajudar a manter sua vida em ordem.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: A Psicologia explica sobre autocontrole emocional com o teste infantil do Marshmallow


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.