6 possíveis causas da garganta seca: desde refluxo ácido até resfriado comum

Dicas

March 3, 2018 06:15 By Fabiosa

Sua garganta pode ficar seca por uma variedade de razões. Se você está com a garganta ressecada, mas não tem outros sintomas, pode ser porque o ar em seu ambiente esteja muito seco e isso irrita a mucosa da garganta. Mais comumente, porém, a garganta seca é causada por infecções do trato respiratório superior, como um resfriado comum, e você começa a se sentir melhor quando a infecção desaparece. Alguns fatores, como o tabagismo e os poluentes atmosféricos ambientais, podem agravar a garganta seca. Ela pode ser aliviada com remédios caseiros, incluindo gargarejo com água salgada e beber líquidos quentes. Se a garganta continuar seca e os remédios caseiros e de venda livre não ajudarem, você deve consultar um médico para descobrir o que está provocando isso.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Ele tinha o hábito de cobrir o nariz e a boca ao espirrar e sua garganta acabou pagando caro

Por que sua garganta está seca?

Possíveis causas da garganta seca incluem o seguinte:

1. Resfriado comum

Muitas vezes, a garganta seca é causada pelo resfriado comum. Os resfriados são causados ​​por um grupo de vírus chamados rinovírus. Se você é geralmente saudável, ter um resfriado não deve ser motivo de preocupação, mas se você tem uma condição que pode piorar a infecção, talvez seja necessário consultar o seu médico sobre o tratamento do resfriado.

2. Gripe

Os sintomas da gripe são geralmente semelhantes aos do resfriado comum e podem incluir garganta seca, nariz entupido ou coriza, tosse, dor de cabeça, fadiga e febre (às vezes com calafrios). A gripe tem uma tendência maior de causar complicações, especialmente nos bebês e idosos e pessoas cujo sistema imunológico esteja enfraquecido. Medicamentos antivirais podem ajudar a reduzir a duração e gravidade de seus sintomas.

3. Desidratação

Não beber uma quantidade suficiente de líquidos ao longo do dia pode provocar a secura em sua garganta. Outros sintomas de desidratação incluem aumento da sede, boca ressecada, urina de cor amarelo-escura e sensação de cansaço. A melhor maneira de se manter hidratado é beber bastante água diariamente, já que outras bebidas, como chá e café, podem levar à perda de líquidos.

4. Alergias sazonais

Se você tem alergia, entrar em contato com um alérgeno pode causar sintomas que incluem nariz entupido ou coriza, espirros, tosse, garganta seca, lacrimejamento e coceira nos olhos. Se é difícil evitar a substância a qual você é alérgico, você pode encontrar alívio para seus sintomas usando anti-histamínicos e descongestionantes.

5. Refluxo de ácido

Se a válvula que impede que o conteúdo do seu estômago seja derramado em seu esôfago não funciona como deveria, você terá refluxo de ácido. Além da garganta seca, outros sintomas do refluxo incluem dor ou ardor no peito, dificuldade para engolir, tosse seca, mau hálito e um gosto amargo na boca. Se você tem a doença de refluxo gastroesofágico (DRGE), é melhor evitar alimentos que agravem a condição. Eles são: alimentos gordurosos e picantes, álcool, café, chocolate e hortelã.

6. Infecção estreptocócica

As infecções estreptocócicas podem fazer com que sua garganta fique dolorida além de seca. Além da garganta dolorida e ressecada, as pessoas que têm uma infecção estreptocócica também podem ter sintomas que incluem febre, erupção cutânea, inchaço de gânglios linfáticos, dores no corpo, náuseas, vômitos e amígdalas vermelhas e inchadas com placas brancas.

Na maioria dos casos, você pode aliviar a garganta seca com medicamentos sem receita médica e remédios caseiros. Mas se este e outros sintomas não desaparecerem após alguns dias, você deve consultar o seu médico.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 8 sinais de alerta e sintomas do câncer de garganta e como preveni-lo


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.