Por que a posição em que você dorme é importante e qual é a pior posição para dormir

Inspiração

Todo mundo sabe que a rotina e o ambiente de dormir podem ter um efeito profundo na qualidade do sono. Mas você sabia que a posição em que você dorme também é importante? Você deve dormir em uma posição confortável, ninguém discute esse fato, porém certas posições podem causar pressão desnecessária nos músculos do pescoço, costas e outras partes do corpo e você pode acordar sentindo dores sem causas óbvias.

A posição em que você dorme é importante

Mudar a posição em que se está acostumado a dormir pode ser tão difícil quanto largar um vício, mas pode resultar em costas e pescoço mais relaxados ​​e, possivelmente, em outros benefícios para sua saúde.

Dormir de bruços é a pior posição para sua saúde?

Você já deve ter ouvido dizer que dormir de bruços é ruim, mas você sabe por quê? Apesar de ser uma solução eficiente contra o ronco, dormir de bruços é ruim para o seu sono em geral. Quando você dorme nessa posição, a coluna vertebral assume uma posição não natural e desconfortável, o que pode levar a dores nas costas.

A posição também requer que você vire a cabeça para um lado, e se você permanecer nesta posição por muitas horas, os músculos do seu pescoço sofrem com a tensão. Além disso, deslocar a perna um pouco para cima quando se dorme nesta posição pode levar à dormência na região do quadril. Dormir de bruços também pode causar rugas ou marcas de expressão, pois seu rosto será pressionado contra o travesseiro ou colchão, e a pele nessa área não consegue respirar o suficiente.

Além disso, dormir de bruços não é recomendado para mulheres grávidas.

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Então, é hora de mudar sua posição ao dormir? Se você dorme de bruços e acorda bem e sem dor ou desconforto nas costas, no pescoço, nos braços ou pernas, pode não haver motivos aparentes para mudar de posição, exceto como prevenção de problemas no futuro. Contudo, se você tem dor de costas e dores pelo corpo ao acordar, a causa provavelmente é a posição em que você dorme.

Por que outras posições são melhores?

Pessoas que roncam podem não gostar de dormir de barriga para cima, mas esta posição é a mais confortável para sua coluna e pescoço. Se você tem refluxo gástrico, dormir de barriga para cima e com a cabeça ligeiramente elevada pode ser a melhor posição para você. Esta posição também permite que a pele do seu rosto respire.

Dormir do lado também é bom, mas é melhor mudar os lados ocasionalmente para evitar que seus braços fiquem entorpecidos por causa da má circulação. Se você dorme de lado, não coloque muitos travesseiros embaixo da sua cabeça, de maneira que você fique com a coluna reta.

De qualquer forma, não é comum permanecer na mesma posição por oito horas seguidas enquanto você dorme. Depois de pegar no sono, seu corpo assumirá qualquer posição que achar confortável, mas tentar adormecer em uma posição melhor não faz mal algum.

Fonte: Health, Cleveland Clinic, HealthLine

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Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.