10 sinais que dizem que você está em um relacionamento emo

INSPIRAÇÃO

10 sinais que dizem que você está em um relacionamento emocionalmente abusivo

Date March 8, 2018 07:13

Nem sempre é fácil perceber que um relacionamento é abusivo, especialmente se você é quem está sendo abusado. Alguns abusadores nunca encostam a mão em seus parceiros, mas os danos emocionais que infligem às vítimas podem ser sentidos por anos após o término do relacionamento.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Quatro meses após ser agredida por Naldo, Mulher Moranguinho reata casamento

Se você acha que algum dos dez sinais listados abaixo pode ser usado para descrever seu relacionamento, é hora de terminar:

1. Ele exige saber como você gasta todos os seus minutos acordado quando você não está com ele

Se o seu parceiro faz você contar tudo o que você fez durante o dia para ele ou para ela, todos os locais em que você esteve e cada pessoa que você encontrou, isso é um sinal de problemas. Ele pode justificar essa atitude dizendo que "apenas estão muito preocupados com você", mas essa possessividade e superproteção é prejudicial e deve ser reconhecida como tal.

2. Ele tem controle total de suas finanças

Os abusadores rotulam todos ou a maior parte dos gastos pessoais de seus parceiros como "um desperdício". Eles também podem tirar os cartões de crédito dos seus parceiros e exigir um relatório completo sobre como cada centavo foi gasto. Pode até chegar ao ponto em que eles não permitem que você simplesmente compre mantimentos sem eles estarem junto.

3. Ele é excessivamente reservado

Ele sente a necessidade de controlar todos os seus movimentos, mas se você tentar perguntar a ele aonde ele está indo ou com quem ele vai se encontrar, ele fica bravo ou ofendido, dizendo coisas como "Você não confia em mim o suficiente e isso me machuca" ou "Que direito você tem de controlar o que eu faço e aonde eu vou?" Em outras palavras, a reação é desproporcional a uma pergunta inofensiva que você fez.

4. Ele tenta te isolar de seus amigos e familiares

Os abusadores podem expressar uma forte aversão aos amigos de seus parceiros e rotulá-los como "má influência". Eles não conseguem dar uma explicação razoável por não gostar de sua família e amigos. Pode chegar ao ponto em que os abusadores tentam evitar que você se comunique com outras pessoas e te forçar a escolher entre eles ou amigos/familiares.

5. Ele olha o seu telefone e o seu histórico de internet

Essa é outra manifestação do comportamento de controle dos abusadores. Se o seu parceiro olha as suas chamadas telefônicas, mensagens ou histórico de internet sem sua permissão, e se ele faz isso repetidamente, esse comportamento é uma das bandeiras vermelhas.

6. Ele é ilogicamente ciumentos

Pessoas emocionalmente abusivas querem manter seus parceiros exclusivamente para si e ficam extremamente ciumentas sem nenhum motivo razoável. Elas podem tentar limitar sua comunicação com colegas de trabalho do sexo oposto ou tentar impedir que você saia com um grupo de amigos se pensarem que um deles "está tentando te roubar".

7. Eles atiram coisas quando estão com raiva

Se o seu parceiro fica tão bravo que ele ou ela joga objetos durante os ataques de raiva, isso é uma bandeira vermelha imensa. Mesmo que eles não joguem as coisas diretamente em você, da próxima vez isso pode se tornar uma verdadeira violência física.

8. Eles nunca assumem a culpa

Se eles têm problemas no trabalho, é sempre culpa dos colegas. Se as coisas não estão funcionando com você, você é a única responsável. Os parceiros abusivos culpam você ou outras pessoas se algo não for do jeito deles e eles nunca pedem desculpas sinceramente.

9. Ele é como duas pessoas diferentes ao mesmo tempo

Se você está em um relacionamento com alguém que é emocionalmente abusivo, pode parecer que você está vivendo com Jekyll e Hyde. Em um momento, ele pode ser controlador, manipulador e abusivo verbalmente e, no minuto seguinte, se transformar na pessoa mais doce, encantadora e amorosa que você já conheceu. Não caia nessa armadilha. Um abusador sente quando está perdendo seu controle sobre você e começa a agir de forma agradável, fazendo com que você reconsidere a decisão de abandoná-lo.

10. Você começa a questionar a própria sanidade

A vida com um abusador prejudica seriamente sua autoestima e autoconfiança. Alguns abusadores chegam a criar uma intrincada rede de mentiras para que seus parceiros pensem que estão perdendo contato com a realidade (exemplos de tais atos incluem dizer que coisas que aconteceram antes na verdade nunca aconteceram e que você está "inventando" ou colocar objetos pela casa e afirmar que eles sempre estiveram ali e que você nunca os tinha visto).

A BBC tem uma coleção de histórias da vida real que ilustra o que é estar em tais relacionamentos.

Se você acha que os sinais de aviso descritos acima se aplicam ao seu relacionamento amoroso, saia ele o mais rápido possível. Você pode precisar da ajuda de um profissional para ver o relacionamento como ele realmente é e recuperar sua vida. Reconecte-se com seus amigos e familiares e comece a viver a vida que você merece!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Após 36 anos de casamento, Dustin Hoffman e sua esposa Lisa falam sobre sua parceria duradoura


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.