7 sintomas da exposição ao mofo que não são muito óbvio

INSPIRAÇÃO

7 sintomas da exposição ao mofo que não são muito óbvios

Date March 9, 2018 04:49

O mofo pode ser encontrado em qualquer lugar. É um tipo de fungo que cresce tanto em áreas internas quanto externas se as condições do meio ambiente forem propícias para seu desenvolvimento. Em casas, o mofo geralmente cresce em locais úmidos, como banheiros e porões, mas pode aparecer em qualquer área onde haja altos níveis de umidade. As manchas de mofo certamente são feias, embora o mofo nem sempre seja visível e possa crescer em locais que você não pode ver, como embaixo das tábuas do piso. Além de sua aparência desagradável, o mofo pode ter um efeito negativo na sua saúde.

A exposição ao mofo nem sempre produz sintomas. Certos tipos de mofo são considerados inofensivos (como aqueles usados na indústria de alimentos), e eles requerem certas condições para emitir toxinas. A gravidade dos sintomas causados pela exposição ao mofo varia de pessoa para pessoa, e aqueles que têm alergia, asma ou outras doenças do sistema respiratório geralmente apresentam sintomas piores.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Nomofobia: a dependência de tecnologia pode oferecer prejuízos para a saúde física e emocional

Abaixo está a lista de sintomas que podem ser causados pela exposição ao mofo:

1. Irritação dos olhos

Os sintomas nos olhos produzidos pela exposição ao mofo são característicos de uma alergia. Se você está exposto ao mofo, seus olhos podem ficar vermelhos, lacrimejantes e coçando.

2. Irritação da pele

A exposição ao mofo pode levar ao ressecamento, irritação e coceira na pele em algumas pessoas. Também pode agravar certas condições da cútis, como a dermatite.

3. Gotejamento pós-nasal

O gotejamento pós-nasal ocorre quando há um excesso de muco na parte de trás do nariz passando pela garganta e causando dor. Estar exposto ao mofo pode causar esse sintoma em algumas pessoas.

4. Tosse

A exposição ao mofo pode desencadear tosse mesmo em pessoas saudáveis que não têm alergia e/ou asma.

5. Falta de ar

A falta de ar é um sintoma particularmente grave em pessoas com asma. Alguns estudos até correlacionam a exposição ao mofo com o desenvolvimento desta condição.

6. Fadiga

Sentir-se cansado é um sintoma não específico que pode ser causado por uma grande variedade de condições. A exposição constante ao mofo também pode fazer com que as pessoas se sintam cansadas sem uma razão óbvia.

7. Dor de cabeça

A dor de cabeça é um sintoma menos comum da exposição ao mofo. Aqueles que sofrem de enxaqueca podem descobrir que esse fungo é um dos seus desencadeantes.

Se você acha que tem sintomas relacionados à exposição ao mofo, verifique sua casa quanto à presença desses organismos. Como ele nem sempre é visível, talvez seja necessário que sua casa seja testada.

O CDC tem algumas recomendações sobre como manter o mofo sob controle.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Dicas para preservar o pão por mais tempo e evitar o aparecimento de mofo


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.