8 possíveis causas do inchaço nos pés e nas pernas: coágulos de sangue, insuficiência renal e mais

Inspiração

March 17, 2018 00:06 By Fabiosa

Suas pernas e pés podem inchar por muitas razões diferentes. Embora o inchaço possa ser simplesmente o resultado de estar parado ou sentado por muito tempo e melhorar com o descanso, ele também pode ser grave, especialmente se você tem outros sintomas e uma condição de saúde já existente.

Abaixo, há uma lista de algumas possíveis causas do inchaço nos pés e nas pernas.

1. Ficar sentado ou parado por longos períodos de tempo

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Cinco indicadores de que uma pessoa sofre de vício em séries de televisão

Se o seu trabalho envolve permanecer sentado ou em pé durante o dia todo, você pode sentir que suas pernas e pés estão inchados no fim do expediente. Neste caso, o inchaço pode melhorar com o descanso e ao deixar seus pés de molho na água. Coloque um ou dois travesseiros embaixo de suas pernas quando estiver deitado para ter um alívio maior.

2. Gravidez

É normal que mulheres grávidas tenham inchaço nos pés e pernas, principalmente durante o terceiro trimestre da gestação. Mas caso o inchaço seja repentino e esteja acompanhado por uma grave dor de cabeça, náuseas e pouca micção, este pode ser um sinal de uma condição perigosa chamada pré-eclâmpsia, o que justifica ir ao médico o mais rápido possível.

3. Lesão no pé ou na perna

O inchaço do pé ou da perna pode ser resultado de uma lesão, como um tornozelo torcido. Se você notar um inchaço em seu pé, tornozelo ou perna após uma queda, pisada em falso ou golpe, entre em contato com seu médico, especialmente se a dor estiver presente mesmo quando não há pressão sobre a parte do corpo afetada.

4. Uso de certos medicamentos

O inchaço dos pés e pernas pode se desenvolver como um efeito colateral de certos medicamentos. Estes incluem antidepressivos tricíclicos, medicamentos para diabetes, esteroides e bloqueadores de canais de cálcio usados para tratar a pressão arterial elevada. Se o inchaço se desenvolveu após começar a tomar novos medicamentos, relate isso e quaisquer outros efeitos colaterais ao seu médico.

5. Linfedema

O linfedema é um termo para o inchaço que ocorre como resultado de um bloqueio em algum lugar do sistema linfático. As pessoas que estão passando ou passaram por um tratamento contra o câncer possuem um risco maior de desenvolver linfedema.

6. Coágulo de sangue

A trombose venosa profunda (TVP), uma condição em que um coágulo de sangue se forma em uma veia profunda da perna, é uma emergência médica, pois o coágulo de sangue pode se romper e viajar para os pulmões, causando uma condição fatal conhecida como embolia pulmonar. Na TVP, a perna afetada geralmente fica inchada, vermelha, dolorida e quente ao toque.

7. Fígado, coração ou insuficiência renal

A falha de um desses órgãos provoca retenção de líquidos, o que, por sua vez, leva ao inchaço nos pés e nas pernas. Se você tem um problema já conhecido de coração, fígado ou rim e desenvolveu inchaço nas pernas e nos pés, informe esse sintoma ao seu médico imediatamente.

8. Infecção

O inchaço pode ser causado por uma infecção que afeta o seu pé ou perna. Se o inchaço for acompanhado de uma lesão cutânea, dor e/ou alterações na cor da pele da área afetada, procure ajuda médica o mais rápido possível para evitar que a infecção se espalhe para além do membro inferior.

Fonte: Mayo Clinic, MedicineNet, HealthLine, WebMD

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Olhos inchados? Estas são as causas prováveis disso acontecer


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.