Carregar a bateria durante a noite acaba com a vida dela em longo prazo? Mitos do celular que precisam ser desmentidos

Inspiração

Aproveitar ao máximo a bateria do seu celular não deve ser complicado. Com todas as notícias recentes sobre as baterias do iPhone e da Samsung, ficamos imaginando: que outros mitos e mal-entendidos estão pairando sobre baterias dos smartphones?

Georgejmclittle / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 3 passos simples para limpar um celular Android e liberar espaço

Por que as baterias perdem a capacidade de carga com o tempo

Em qualquer bateria, energia e capacidade de carga jogarão uma contra a outra: aumentar uma levará à perda da outra. Energia é a capacidade total de armazenamento da bateria; e a capacidade de carga é a velocidade com que você pode tirá-la da tomada.

Igor Kyrlytsya / Shutterstock.com

Qualquer bateria que seja largamente comercializada operará com uma voltagem superior à sua janela de estabilidade termodinâmica. Quanto maior a tensão, maior a energia, mas todo eletrólito tem um limite de voltagem após o qual você o destruirá.

Das quatro métricas utilizadas para classificar as baterias para uma determinada função (ou seja, desempenho, custo, vida útil e segurança), normalmente apenas duas podem ser alcançadas simultaneamente. Se a bateria for projetada para funcionar satisfatoriamente em uma terceira métrica, ela falhará de forma espetacular na quarta.

Mitos sobre a bateria do telefone

Mito 1: Eu não deveria deixar meu telefone na tomada durante a noite

Remitski Ivan / Shutterstock.com

Fato: a tecnologia inteligente impede que a bateria do seu smartphone seja carregada depois que ela estiver cheia.

Mito 2: Preciso dar carga total ao meu telefone antes de usá-lo

Mila Supinskaya Glashchenko / Shutterstock.com

Fato: seu telefone já tem um pouco de bateria e pular esse primeiro carregamento não afetará sua vida em longo prazo. A única razão pela qual alguns fabricantes sugerem carregar antes do uso é para dar uma boa primeira impressão. No momento em que o novo telefone chega à sua mão, os testes e a fabricação já sugaram a metade da bateria.

Mito 3: Eu não deveria carregar o meu telefone antes de ele estar completamente sem carga

Georgejmclittle / Shutterstock.com

Fato: é melhor dar uma carga na bateria de íons-lítio do seu telefone antes de ela chegar ao zero. Esses tipos de baterias tendem a "esquecer" qual é o seu nível de capacidade total e, portanto, quando zeradas, não recarregam no mesmo nível de fábrica.

Mito 4: Um aplicativo não consegue consumir tanta energia assim

sdecoret / Shutterstock.com

Fato: um único aplicativo pode estar consumindo sozinho um monte de bateria do seu smartphone. Infelizmente, um culpado comum é o aplicativo do Facebook. Pare de recorrer ao seu carregador com tanta frequência excluindo o aplicativo e verificando o Facebook por meio de um navegador web em seu telefone.

Mito 5: Eu não deveria tocar em meu telefone enquanto ele estiver plugado na tomada

Antonio Guillem / Shutterstock.com

Fato: você pode ficar à vontade para abrir aplicativos ou receber chamadas enquanto o telefone estiver sendo carregado. Quando você está carregando o seu telefone, a fonte de energia é diferente da que você costuma usar (a bateria), mas os resultados e o desempenho do circuito são sempre os mesmos.

Como garantir que suas baterias durem mais tempo

Aqui, vamos explorar algumas dicas para aumentar a vida útil da sua bateria. Desde manter sua bateria em um determinado nível de porcentagem na maior parte do tempo até deixar o telefone carregando toda a noite. Assista ao vídeo abaixo (em inglês):

O desempenho de qualquer bateria ficará (apenas) aquém das nossas expectativas independentemente da complexidade do dispositivo que ela está alimentando. Siga essas dicas, sua bateria vai agradecer.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Selfly: a capa de celular que se transforma em drone e faz imagens incríveis