É possível clarear os dentes em casa de forma eficaz e segura?

FAMÍLIA & CRIANÇAS

É possível clarear os dentes em casa de forma eficaz e segura?

Date 6 de abril de 2018

Mais e mais pessoas querem ter dentes mais brancos e brilhantes. Mas é possível clareá-los em casa sem pagar muito caro? Vamos tentar descobrir.

Infelizmente, se você quiser ver resultados significativos e, mais importante, duradouros, é melhor procurar ajuda de um profissional da área odontológica. Mas, felizmente, existem várias maneiras de conseguir dentes mais brilhantes usando remédios caseiros.

O que você pode fazer em casa para ter dentes mais brancos?

A primeira opção é experimentar um creme dental branqueador. Esses cremes dentais podem remover parte das manchas superficiais causadas pelo chá, vinho tinto, café e outros fatores. Eles trabalham por meio de suas propriedades abrasivas. Em outras palavras, o creme dental branqueador contém um grande número de partículas que removem o pigmento dos dentes. A melhor coisa é que esses tipos de creme dental são certificados por profissionais da área odontológica, portanto eles são seguros e não colocam sua saúde bucal em risco. Ao mesmo tempo, eles não são eficazes como sistemas de clareamento adequadamente formulados por um dentista.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Quem não quer ter um sorriso bonito? Mas será que você sabe tudo o que precisa saber antes de encarar um clareamento dental?

Também é importante ler as instruções. O uso prolongado do creme dental branqueador pode resultar em dentes sensíveis. Use-os apenas por duas semanas continuamente. Então, faça uma pausa por um mês e use uma pasta de dentes comum. Após esse ciclo, você pode voltar para o creme dental branqueador novamente. As pessoas que já têm dentes sensíveis não devem usar creme dental branqueador, pois ele pode piorar os sintomas.

As tiras especiais de clareamento são outro método popular de branqueamento de dentes em casa. A maioria delas está disponível em lojas e pode demonstrar um efeito significativo. Ao mesmo tempo, o uso das tiras de clareamento pode ser arriscado, mesmo se você seguir as instruções. Este método é semelhante ao clareamento profissional. Tiras de clareamento contêm a mesma substância ativa, chamada peróxido de hidrogênio, que dissolve e elimina as manchas.

No entanto, neste caso, não podemos controlar a concentração da substância nas tiras. É por isso que esse método pode danificar o esmalte dos dentes e resultar em sensibilidade severa. Outro risco é que as tiras de clareamento podem causar queimaduras na boca. Existem casos raros em que as pessoas tiveram necrose (morte prematura de células e tecidos vivos) na cavidade oral.

Você também pode usar moldeiras bucais especiais com gel de clareamento profissional. Essas moldeiras bucais podem ser padronizadas ou produzidas pelo seu dentista. As moldeiras personalizadas são melhores, já que elas são adaptadas à sua boca e ajudam a evitar a transferência de gel para outras áreas. Elas são usadas ​​com géis especiais de clareamento.

Eles geralmente contêm peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. A primeira substância é mais cáustica, por isso ajuda a obter melhores resultados. O segundo produto químico é mais seguro, mas os resultados não são tão significativos. Ao mesmo tempo, os efeitos colaterais do peróxido de carbamida são mínimos, então esta substância é uma ótima escolha.

O artigo é baseado em materiais fornecidos por Nikita Golubenko, dentista e odontopediatra.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Para voltar a sorrir! Ação Social reúne mais de mil dentistas para cuidar da saúde bucal de idosos em abrigos em todo o Brasil


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.