Abuso contra os animais: o que fazer e como denunciar tal crueldade?

Se você é uma pessoa de bom coração, é gentil e a sua alma está acostumada a sentimentos como compaixão e empatia, você sabe que não há absolutamente nenhum lugar para a prática de crueldade contra os animais em nosso mundo. No entanto, isso, infelizmente, acontece a cada esquina: em todas as cidades, estados e países. Os proprietários negligenciam, abusam e até abandonam seus animais de estimação; os animais estão sendo esfolados vivos, machucados; cães são mortos porque não são rápidos o suficiente para correr; animais de fazenda têm partes de seus corpos amputadas, cortadas, etc.

Considerando que a crueldade contra os animais é um problema global, você deve estar se perguntando o que você pode fazer para ajudar na luta contra o problema, nós estamos oferecendo aqui um pequeno guia, que descreve algumas opções. Acredite, você pode ajudar significativamente, mesmo sem doar milhares de dólares para instituições ou colocar uma máscara de herói e lutar contra os vilões por conta própria. Há muitas outras maneiras, muito mais fáceis e, por vezes, mais eficientes.

Abuso contra os animais: o que fazer e como denunciar tal crueldade?RJ22 / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 10 motivos cientificamente comprovados para se ter um cachorro

Como acabar com a crueldade contra os animais

Antes de mais nada, é importante saber que você também pode estar maltratando o seu animal de estimação. Muitas vezes, os proprietários não percebem que a crueldade animal acontece de diferentes formas, uma deles é a negligência e outra, os maus-tratos. Tenho certeza de que você se esforça ao máximo para fornecer ao seu amado animal os cuidados adequados e condições dignas de vida, certo? Diversos relatórios afirmam que cerca de metade dos donos de animais nos Estados Unidos são autodidatas. No entanto, hoje, é possível encontrar muitos serviços, incluindo cursos e centros de treinamento, para que você possa aprender e melhorar seu conhecimento e se tornar um “pai” ainda melhor para seu animal de estimação. Além disso, você pode querer dar uma olhada nas Leis de Proteção Animal. AQUI, você pode encontrar os estatutos para qualquer estado nos Estados Unidos.

Sinais de abuso

Reconhecer a crueldade contra os animais pode ser difícil para alguns, no entanto é bem clara para outros. Você pode identificar alguns sinais evidentes de violência contra os animas,tais como:

  • feridas abertas e não tratadas;
  • cicatrizes múltiplas;
  • dificuldades de locomoção (quando o animal está mancando, por exemplo);
  • sinais psicológicos (se esconder das pessoas, andar com a cabeça baixa ou com o rabo entre as pernas, etc.).

Os sinais de negligência em relação aos animal são mais sutis e, infelizmente, podem ser encontrados com muita frequência.:

  • doenças não tratadas;
  • más condições de vida (restrição de movimentos, moradia em locais de risco, etc.);;
  • sinais de fome e / ou desidratação (extrema magreza e ossos aparentes);
  • infestações de parasitas (carrapatos, pulgas, e outros parasitas);

Abuso contra os animais: o que fazer e como denunciar tal crueldade?Savvapanf Photo / Shutterstock.com

Claro, você também pode testemunhar cenas de crueldade contra os animais bem na frente de seus olhos, alguém pode estar ferindo fisicamente um animal (chutando, batendo, etc.). É importante agir imediatamente e comunicar as autoridades o mais rápido possível. Lembre-se, a crueldade contra os animais é quase sempre um sinal de outros padrões ainda maiores de violência que podem ser dirigidos ainda a outros seres humanos. Não é de se admirar que, infligir de forma consciente dano a um animal por prazer é considerado um dos três pré-requisitos principais para o comportamento psicopático.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: "Não tinha forças para levantar": Cachorra abandonada e desnutrida realiza uma fuga, digna de filme, para salvar sua vida!

Como denunciar abusos contra animais

Caso você veha a testemunhar de um episódio suspeito de abuso contra os animais, você pode ligar para o telefone 0800 61 8080 e informar sobre o ocorrido. Há também um número de organizações especializadas locais em cada cidade. O principal conselho é muito simples, fornecer informações precisas, pois é essencial para possa haver uma ação por parte dos responsáveis. Você pode ainda seguir as dicas abaixo:

  1. Se você considere que o animal esteja em perigo iminente e você conheça a localização exata onde os maus tratos estejam ocorrendo, você deve ligar para o departamento de polícia. 
  2. Escreva uma declaração concisa e contendo todos os fatos que você presenciou indicando datas e horários, se possível. Além disso, especifique o que o levou a essa conclusão (desidratação, fome, falta de atenção médica etc.) e não se esqueça de fornecer seus dados pessoais para contato.
  3. Você pode fazer uma denúncia anônima. Considere, no entanto, que indicar suas informações pessois pois é importante para o caso da continuidade da denúncia, e caso ele chegue até um tribunal.
  4. Você também pode obter denúncias por escrito de outras testemunhas.
  5. Caso seja possível, tire fotos do local e do animal que precisa de ajuda. Lembre-se: NUNCA se coloque em situação de risco.
  6. Nunca forneça quaisquer documentos ou fotos sem antes fazer cópias dos mesmos.
  7. Caso você testemunhe ações de crueldade contra animais, você tem várias opções. Primeiro, entre em contato com as autoridades locais. Você também pode entrar em contato com abrigos de animais, a sociedade de proteção dos animais ou mesmo organizações e impresa local e nacional, pois, às vezes, eles podem ajudar na divulgação.

Abuso contra os animais: o que fazer e como denunciar tal crueldade?wavebreakmedia / Shutterstock.com

Como ajudar um cão que sofreu abusos

Caso você tenha encontrado um cachorro abandonado e decidiu levar o animal para a sua casa, você deve considerar as seguintes informações. Uma vez que os cães abandonas,  especialmente os que foram abusados, não confiam em nenhum estranho, é importante aprender algumas dicas para que você e o animal se mantenham seguros:

  1. Prepare uma área segura em sua casa apenas para o cachorro. A área deve ser tranquila.
  2. Nunca levante o tom de voz. Um tom suave transmite confiança e segurança.
  3. Nunca ameace o animal e evite movimentos bruscos.
  4. Não force o animal a fazer algo que  ele não queira. Deixe o animal ir para o seu espaço, caso ele se sinta assustados.
  5. É importante ter uma rotina diária programada. O cão deve sentir-se estável e uma das melhores formas de o providenciar é estabelecer um horário para alimentá-lo e para passear com ele.
  6. Durante longas caminhadas, os cães produzem endorfina, o hormônio da felicidade. Mas lembre-se, um cão medroso pode fugir, então um espaço mais amplo é a melhor opção.
  7. Pode levar muito tempo para as feridas cicatrizarem. Portanto, tenha paciência! No entanto, se você sentir que houve pouco ou nenhum progresso, você pode ter que consultar um especialista. Um etologista canino sabe como lidar com cães abandonados e abusados, e muito provavelmente pode ajudar seu amigo.

Abuso contra os animais: o que fazer e como denunciar tal crueldade?Depositphotos.com

Esta pode ser uma longa jornada, mas vale a pena. O laço criado entre um ser humano e seu amigo animal é simplesmente incrivel. No entanto, se você não tiver certeza de que deseja assumir tal responsabilidade, poderá sempre denunciar qualquer animal abandonado ou qualquer incidente de crueldade contra os animais. Lembre-se, você pode ser a única pessoa que pode resgatar o animal. Afinal, se nós, humanos, somos de fato superiores, precisamos cuidar daqueles que dependem de nós.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Uma mulher implorou para que um oficial adotasse uma companheira de 4 patas horas antes dela ser sacrificada. Anos depois, a cadela retribuiu o gesto de carinho!