Ícone de Hollywood, Kathy Bates venceu o câncer de ovário

CELEBRIDADES

Ícone de Hollywood, Kathy Bates venceu o câncer de ovário e de mama, mas agora ela lida com uma outra complicação de saúde

Date November 6, 2018 16:11

Kathy Bates, uma sobrevivente valente dos cânceres de ovário e de mama

Quando a premiada atriz Kathy Bates foi diagnosticada com câncer de ovário em 2003, ela permaneceu silenciosa sobre isso. Naquela época, não era comum as celebridades tornarem público seus problemas de saúde. Apenas pessoas próximas a Bates sabiam o que ela estava passando.

gettyimages

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Luta contra o câncer, morte do filho e muito mais: Tina Turner abriu o coração em entrevista e deu detalhes do sofrimento que viveu recentemente

Quase uma década depois, em 2012, a atriz descobriu que tinha câncer novamente. Desta vez, ele foi encontrado em seu seio. Assim sendo, Bates decidiu falar abertamente sobre sua luta.

Em uma entrevista com o Everyday Health, Kathy Bates falou abertamente sobre seu diagnóstico e tratamento. Sua tia e sobrinha tinham câncer de mama, então descobrir que ela também tinha a doença não foi uma grande surpresa. Sabendo dos genes defeituosos, Bates agiu decisivamente. Ela foi diagnosticada quando o câncer já havia progredido para o estágio II e ela optou pela mastectomia dupla. Os nódulos linfáticos próximos também foram removidos.

gettyimages

Quando perguntada pelo Everyday Health se suas revelações ajudaram seus colegas pacientes com câncer de mama, Bates disse:

Na verdade, não. Embora em uma viagem de avião recente, a mulher na minha frente usava uma braçadeira para linfedema com uma manopla [mangas de compressão e luvas projetadas para reduzir a retenção de líquidos], e eu estava usando as minhas.

Eu disse, "Ora, somos irmãs."

Ela disse, "Sim, por nove anos," [e] conversamos.

Eu realmente sinto uma afinidade - como se eu fosse irmã de todas as mulheres que lutaram contra o câncer de mama.

gettyimages

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Pierce Brosnan se abriu sobre a perda de sua esposa e filha para o câncer de ovário

A luta de Kathy Bates contra o linfedema

Como a atriz mencionou na entrevista, seu tratamento contra o câncer de mama a deixou com uma complicação duradoura. 19 de seus nódulos linfáticos foram removidos e ela desenvolveu uma condição chamada linfedema.

O linfedema é comum em pessoas que tiveram um ou mais dos seus gânglios linfáticos retirados. Os gânglios linfáticos ajudam o excesso de fluidos a drenar de forma adequada, por isso, quando eles são removidos, o líquido acumula-se na parte afetada do corpo.

gettyimages

Bates desenvolveu um grave inchaço em seus braços. Para manter a condição sob controle, ela usa braçadeiras de compressão. Em uma entrevista com o WebMD, a atriz revelou como isso a limita:

Eu tive que colocar meus braços nessas mangas de compressão que parecem uma jiboia. Um braço de cada vez, duas vezes por semana. Agora eu perdi um pouco de peso, e isso ajudou bastante, mas ainda tenho que ser cuidadosa. Eu não posso ingerir muito sal ou álcool,  tenho que ficar longe do calor, e não devo pegar coisas pesadas.

gettyimages

Antes de saber em primeira mão o que é o linfedema, a atriz sabia muito pouco sobre isso, assim como muitas outras pessoas cujas vidas não foram afetadas pela doença.

gettyimages

Bates quer mudar isso. Ela ficou surpresa ao saber que quase 10 milhões de americanos estão vivendo com linfedema. Ela se tornou ativa em aumentar a conscientização sobre a condição, e se envolveu com a Rede de Pesquisa e Educação Linfática para ajudar outras pessoas que estão lutando com isso. Ela disse a Lee Cowan do CBS’ Sunday Morning:

Sinto que tenho que fazer algo sobre isso. Se eu posso usar o fato de ser uma celebridade para algo real, então é o que eu quero fazer.

gettyimages

Embora viver com linfedema traga certas limitações, Kathy continua com sua carreira de atriz e trabalha para ajudar os outros. É isso aí, Kathy!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Sharon Osbourne sobreviveu ao câncer de cólon e agora tem como objetivo ajudar outras pessoas com essa doença