Encontrar a causa raiz do bullying: quem ou o que devemos cu

Encontrar a causa raiz do bullying: quem ou o que devemos culpar?

Família & Crianças

October 31, 2018 17:01 By Fabiosa

Primeiro de tudo, sim, o bullying é um grande problema em nossa sociedade. As consequências de tal comportamento podem ser extremamente devastadoras para as vítimas e os agressores. Mas o bullying sempre esteve nas escolas. Você não se lembra de como as crianças brigavam ou se xingavam?  

Então, o que mudou? O bullying evoluiu de alguma forma? Ou talvez a geração de hoje seja diferente da nossa? Para responder a essas perguntas, precisamos examinar as principais causas desse comportamento e entender por que algumas pessoas intimidam outras.

Encontrar a causa raiz do bullying: quem ou o que devemos culpar?LightField Studios / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Mãe posta video de filho vitima de bullying e menino recebe apoio de famosos

Causas do bullying: a raiz do problema

A sociedade humana passou muitos anos analisando o comportamento de intimidação e tentando encontrar a principal razão pela qual as pessoas fazem isso. Enquanto alguns especialistas acreditam que deve haver uma causa específica, a maioria dos psicólogos é inflexível: há razões mais do que suficientes para o bullying. Vejamos as mais comuns para tentar descobrir se estão de alguma forma relacionadas.

1. Impor a dominância

As pessoas vieram de animais? Se assim for, os mecanismos de seleção natural ainda estão incorporados em nosso cérebro. Vários estudos sugerem que o cérebro antigo que herdamos de nossos ancestrais há milhões de anos ainda está fazendo seu trabalho. Esta parte do cérebro humano é chamada cérebro reptiliano. Além de ser responsável pela frequência cardíaca, equilíbrio e temperatura corporal, também desempenha um papel fundamental na formação de autoestima e em nos manter seguros. Em outras palavras, as pessoas têm que ter uma vida social e têm medo da morte graças ao cérebro reptiliano.

Nós todos sabemos que o animal mais forte tem a melhor terra, o melhor parceiro e a melhor qualidade de comida. Portanto, é absolutamente natural lutar para ter uma vida melhor. O mesmo se aplica ao mundo humano. Temos milhares de ferramentas para afirmar a dominação sobre alguém e, uma delas é o bullying. O cérebro reptiliano encontra alguém mais fraco e tenta basicamente “mostrar quem é o chefão aqui”. Tal comportamento é frequentemente copiado por crianças pequenas de seus pais “mandões”. Em outros casos, os pais podem ser eles mesmos os valentões.

Encontrar a causa raiz do bullying: quem ou o que devemos culpar?golubovystock / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Rede de fast food realiza ação para combater o bullying e compara reação dos clientes

2. Solidão

Certamente podemos “acusar” o cérebro reptiliano de ser responsável por essa próxima causa de bullying. As crianças formam grupos baseando-se não apenas nos mesmos interesses, mas também nos mesmos padrões comportamentais. É aí que o cérebro reptiliano entra em ação.

Nós nos esforçamos para ter relações sociais e buscar alguém de nossa própria espécie para sermos amigos. Formamos grupos para criar uma sensação de poder e de segurança. Aqui funciona uma única regra - prove que você merece ser parte do grupo, ou seja, mostre que você é igual a nós. É por isso que grupos de valentões mantêm pessoas intimidadoras, semelhantes aos lobos que continuam caçando suas presas.

Encontrar a causa raiz do bullying: quem ou o que devemos culpar?AlejandroCarnicero / Shutterstock.com

3. Centro de atenção

O reconhecimento público é uma droga. Quando você está sentado no topo da montanha, você fará de tudo para ficar lá. Da mesma forma, você tentará manter sua classificação na comunidade. A combinação de um ego enorme e impunidade é uma mistura altamente explosiva. Essas crianças geralmente têm famílias excepcionalmente poderosas por trás delas. Seguindo os passos dos pais, elas tentam construir seu império na escola. O bullying é uma ferramenta simples para alcançar respeito, nesse caso.

Muitas crianças valorizam mais o poder do que a bondade, não é assim no mundo dos adultos? E neste ponto, podemos nos referir novamente ao cérebro reptiliano. Sendo o centro das atenções, o rei ou a rainha, o número um significa ter todos os bens. Todos nós sabemos muito bem que as pessoas que têm poder podem geralmente abusam dele. Ninguém quer perder poder.

Encontrar a causa raiz do bullying: quem ou o que devemos culpar?Syda Productions / Shutterstock.com

Todos os pais devem entender que a comunidade de cada escola tem suas próprias regras. E como a consciência da criança se desenvolve gradualmente, ela nem sempre consegue lidar nem se adaptar a essas regras. É por isso que o cérebro reptiliano tem muito mais poder sobre as crianças do que sobre os adultos. Força-as a afirmar a dominação, a evitar a solidão e a lutar por uma posição melhor na sociedade. Portanto, a causa raiz do bullying é a nossa natureza animal.

Mas é aí que as coisas ficam complicadas. Como podemos compreender algo natural como sendo errado? Talvez então não seja o cérebro reptiliano que deva ser responsabilizado pelos efeitos devastadores do bullying moderno. Talvez os adultos devam ser acusados de não ensinar às crianças os limites do comportamento social aceitável, de não prestar atenção suficiente a elas, ou de serem eles mesmos os intimidadores…?

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Bullying: os pais são responsáveis por ensinar a criança a não zombar dos outros