Nunca feche os olhos para o problema. Aprenda maneiras simpl

Nunca feche os olhos para o problema. Aprenda maneiras simples para denunciar o abuso e a exploração Infantil

Família & Crianças

November 14, 2018 19:29 By Fabiosa

Todas as crianças devem ter o direito de se sentirem seguras, não podemos nos esquecer de que qualquer pai faria tudo o que fosse possível para proteger seus filhos de qualquer mal. No entanto, apesar dessas duas afirmações serem verdadeiras, o abuso infantil ainda continua acontecendo diariamente em praticamente todas as partes do mundo.

O abuso infantil ainda é uma questão absolutamente aterrorizante, não só no Brasil. Portanto, é nosso dever tentar prevenir ou mesmo impedir que qualquer tipo de violência contra a criança continue acontecendo.

Você não ajudaria imediatamente o seu filho caso ele estivesse em situação de perigo? Então, não seria ótimo poder ajudar outras crianças necessitadas também? Não há dúvidas de que o mundo se tornará um lugar muito mais seguro e melhor para se viver se todos nós juntos denunciarmos todas as movimentações suspeitas que podem estar relacionadas a eventuais crimes. Não feche os olhos para o problema: denuncie o abuso infantil! Neste artigo você poderá se informar melhor sobre como e quando devemos fazer uma denúncia.

Nunca feche os olhos para o problema. Aprenda maneiras simples para denunciar o abuso e a exploração Infantilicsnaps / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Gaslighting é uma forma de abuso psicológico muito mais sutil do que se imagina

De que forma devemos denunciar o abuso infantil?

Em primeiro lugar, é importante saber quais informações devem ser preenchidas no relatório de denúncia contra o abuso infantil. Lembre-se de que quanto mais detalhes você puder incluir em seu relatório, maiores são as chances de que a agência responda de maneira rápida e eficiente. Além disso, é extremamente importante esclarecer se a criança está ou não em perigo iminente. Seu relatório deve conter as seguintes informações:

  1. Seu nome e as informações necessárias para o retorno do contato. No entanto, caso você não queira se identificar, você poderá fazer uma denúncia anônima. Seja como for, a identidade daquele que denuncia será mantida em sigilo.
  2. O nome da criança, endereço, bem como a localização do fato ocorrido.
  3. Os nomes dos pais da criança, ou responsáveis, bem como maiores informações sobre o suspeito.
  4. Descrição detalhada do motivo que gerou desconfiança ou preocupação;
  5. Qualquer outra informação relevante.

Nunca feche os olhos para o problema. Aprenda maneiras simples para denunciar o abuso e a exploração InfantilSinisha Karich / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Aviso! O abuso infantil ocorre com mais frequência do que você pode imaginar

Para denunciar abusos contra crianças, quais são os contatos?

Ninguém tem o direito de abusar ou explorar qualquer criança. Às vezes, mesmo os pais, mesmo que munidos de boas intenções, podem prejudicar seus filhos, em muitos casos sem querer. Se você quiser denunciar um abuso infantil, ligue para 100, número da Secretaria Nacional dos Direitos humanos. A ligação é absolutamente confidencial. No entanto, caso você queira, seus dados podem ser usados para fins de investigação.

Você pode ainda entrar em contato com o Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente pelo site http://www.direitosdacrianca.gov.br/midiateca/publicacoes/onde-denunciar

Nunca feche os olhos para o problema. Aprenda maneiras simples para denunciar o abuso e a exploração InfantilSuzanne Tucker / Shutterstock.com

Quando devo denunciar um abuso contra uma criança?

Caso você esteja se perguntando sobre qual seria o momento exato de denunciar um abuso infantil, a resposta é simples: o mais rápido possível. Caso você considere que a situação não é crítica e pode esperar um pouco, é melhor fazer um relatório on-line e fornecer todas as informações, em detahes, sobre o motivo de preocupação. Caso você acredite que as ações devam ser tomadas em menos de 24 horas, é recomendável entrar em contato com a Secretaria de Direitos Humanos. Mas lembre-se, caso você esteja convicta de que a criança está em perigo iminente, ligue para a Polícia Militar 190!

Nunca feche os olhos para o problema. Aprenda maneiras simples para denunciar o abuso e a exploração InfantilPhotographee.eu / Shutterstock.com

Não se coloque em uma posição de risco e deixe que os serviços de proteção e investigação sejam feitos por profissionais. Não é recomendado interferir ou tentar resolver a situação sozinho. Somos obrigados a denunciar qualquer caso suspeito de abuso infantil. Vamos proteger nossos filhos.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Pai flagra abuso contra a própria filha e acende um sinal de alerta! Qual é a atitude correta ao suspeitar que uma criança está sofrendo abuso?