Caso raríssimo na história! Garota de 22 anos compartilha como é ter um irmão gêmeo c

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Caso raríssimo na história! Garota de 22 anos compartilha como é ter um irmão gêmeo com síndrome de Down

Date October 4, 2018 16:45

Julia e Michael Toronczak, de 22 anos, podem ser considerados os gêmeos mais raros do mundo. Mas o que os torna assim tão especiais? Michael nasceu com síndrome de Down, mas Julia não.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Julia & Michael Toronczak (@beyond_the_waves_blog) on

A mãe das crianças, Grazyna Toronczak, engravidou aos 40 anos, quando as mulheres passam a ter chances de 1 a cada 100 casos de ter um bebê com Síndrome de Down. Conforme contou a própria mãe durante entrevista para o canal BarcroftTV:

Eu sei que conforme você vai ficando velha, a possibilidade de ter um filho com síndrome de Down aumenta, mas essa foi a minha escolha [para tê-los].

Eu me apaixonei por eles logo de cara. Eles eram tão diferentes, Julia era muito independente desde o começo, já Michael era muito dependente de mim.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Julia & Michael Toronczak (@beyond_the_waves_blog) on

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Ele foi abandonado ao nascer sem os ossos do fêmur e desacreditado pelos médicos, até que uma família adotiva mudou seu destino

O grau de retardo no desenvolvimento causado pela Síndrome de Down varia de pessoa para pessoa. Michael não é muito verbal e tem problemas com habilidades motoras mais refinadas, mas é muito sensível e bastante perspicaz. Conforme palavras da sua irmã:

Ele não tem muitas habilidades motoras, e por isso ele não consegue se comunicar com as mãos.

Eu meio que olho para as reações faciais e percebo que ele entende se você está feliz ou triste.

Ele também é muito bom em ler suas expressões e, dessa forma, ele pode realmente captar as emoções muito bem. Michael não fala comigo em palavras, mas sinto que nos comunicamos por meio de uma linguagem própria, que nós mesmos criamos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Julia & Michael Toronczak (@beyond_the_waves_blog) on

Entre as muitas vantagens de ter um irmão com Síndrome de Down, Julia lista a independência:

Eu era uma criança terrível e chorava o tempo todo, me sentia realmente carente e acho que Michael me ajudou para que eu me tornasse muito mais independente.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Julia & Michael Toronczak (@beyond_the_waves_blog) on

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Alerta! Mãe fica furiosa após descobrir que o inocente personagem de sua filha de apenas 7 anos foi brutalmente abusado em popular jogo online!

Quando Julia mudou de cidade para concluir seus estudos, foi difícil para Michael se adaptar à ausência da irmã. Ele e sua mãe visitam Julia todo fim de semana e, para Michael, parecia ser uma nova aproximação a cada semana. Julia nos conta:

Ele e minha mãe vinham me visitar todo fim de semana e ele não falava comigo ou sequer olhava para mim nos primeiros 15 minutos que estávamos juntos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Julia & Michael Toronczak (@beyond_the_waves_blog) on

Julia encontrou uma maneira de ajudar seu irmão a se sentir mais à vontade. Ela o leva para a costa e eles ficam observando o mar juntos:

Ele fica tão hipnotizado pelas ondas, acho que traz para ele um efeito calmante. É um movimento muito repetitivo, há um ruído suave. É muito bonito lá fora.

No início deste ano, Julia criou um blog chamado Beyond the Waves para documentar a jornada dos irmãos juntos. Ela também usa o blog como uma plataforma para educar as pessoas sobre a síndrome de Down e para incentivar outras pessoas a compartilhar suas próprias histórias.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Julia & Michael Toronczak (@beyond_the_waves_blog) on

Cada par de gêmeos tem uma ligação especial que eles mantêm ao longo da vida. A Síndrome de Down de Michael torna o vínculo entre ele e sua irmã ainda mais especial e único. Isso é algo que apenas as pessoas que conhecem alguém com Down podem entender: mesmo que tenham habilidades limitadas, todas elas têm personalidades vibrantes e demonstram um amor incondicional.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: O laço entre estas irmãs gêmeas é tão forte que elas tiveram seus bebês no mesmo dia