Os abusos infantis estão dentro de casa: quais são os 4 tipos de abuso contra uma crian?

Os abusos infantis estão dentro de casa: quais são os 4 tipos de abuso contra uma criança

Família & Crianças

October 25, 2018 23:50 By Fabiosa

Quando se trata de filhos, a segurança vem em primeiro lugar. Mas e se disséssemos que você mesmo pode estar prejudicando o que mais ama no mundo? E se você não acredita, não terá argumentos contra as estatísticas. 

Os números mostram que na maioria dos casos de abuso infantil, os agressores são os pais da vítima. Isto é simplesmente devido ao fato de que a negligência infantil é um dos tipos mais comuns de abuso. Portanto, se você quiser proteger seus filhos, a primeira coisa que precisa fazer é aprender sobre todos os tipos de abuso infantil. 

Os abusos infantis estão dentro de casa: quais são os 4 tipos de abuso contra uma criançaKamira / Shutterstock.com

Quais são os tipos de abuso infantil? 

De acordo com a Lei de Prevenção e Tratamento de Abuso Infantil dos Estados Unidos (CAPTA), existem 6 tipos de abuso infantil, 4 dos quais acontecem com extrema frequência: abuso físico, abuso emocional (mental, psicológico), abuso sexual e negligência infantil. Há dois outros que incluem abuso de substâncias e exploração infantil.

1. Abuso físico 

Um dos tipos mais comuns de abuso infantil, o abuso físico é qualquer ato que cause lesões físicas a uma criança. Muitas vezes, os pais não percebem como isto pode ser tão prejudicial. Não só pode causar danos a longo prazo a saúde mental da criança, mas também pode levar a diferentes problemas físicos (fraturas, hemorragias internas, etc).

Os abusos infantis estão dentro de casa: quais são os 4 tipos de abuso contra uma criançaIlya Andriyanov / Shutterstock.com

2. Abuso emocional 

O abuso emocional (também mental ou psicológico) é indiscutivelmente o tipo de abuso mais oculto. O abuso mental raramente se manifesta fisicamente até que seja tarde demais. Qualquer ação ou palavra que possa causar sofrimento severo e prejudicar a mente de uma criança é considerada um abuso emocional.  

Raramente isso acontece intencionalmente e o agressor (pais, outros parentes, amigos e professores) não tem consciência sobre prejudicar a vítima. O exemplo clássico de tal comportamento é um pai superprotetor. Formas típicas de abuso emocional incluem: rejeitar, aterrorizar, ignorar, isolar e corromper.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: A triste história de Mary Ellen Wilson: primeiro caso documentado de abuso infantil que marcou o início da luta pelos direitos das crianças

Os abusos infantis estão dentro de casa: quais são os 4 tipos de abuso contra uma criançaAbused little girl crying covering her faceAnelina / Shutterstock.com

3. Abuso Sexual 

Por definição, o abuso sexual ocorre quando um adulto usa o corpo de uma criança para satisfazer suas necessidades sexuais. O tipo mais horrível de abuso infantil afeta a saúde física e mental da criança da forma mais cruel: dos danos físicos aos órgãos, DSTs e traumas neurológicos, à depressão, comportamento suicida, problemas de confiança, baixa autoestima, etc.  

Abuso sexual inclui exibicionismo indecente, expondo um menor a materiais pornográficos, relações sexuais, forçando uma criança a tocar nos genitais de um adulto, etc. 

Os abusos infantis estão dentro de casa: quais são os 4 tipos de abuso contra uma criançaLuis Louro / Shutterstock.com

4. Negligência infantil 

A incapacidade ou falha em prover uma criança com suas necessidades básicas em comida, roupa, abrigo, cuidado apropriado e atenção é considerada negligência infantil.  

Há muitas razões para a negligência infantil: da pobreza à simples falta de preocupação (especialmente no caso dos enteados). Os sinais mais óbvios de negligência infantil são os sinais de desnutrição e distúrbios comportamentais diferentes. 

Os abusos infantis estão dentro de casa: quais são os 4 tipos de abuso contra uma criançaClose up of depressed abused little girl standing near windowYAKOBCHUK VIACHESLAV / Shutterstock.com

O abuso infantil pode acontecer em qualquer família. Mesmo os pais mais amorosos e atenciosos podem abusar emocionalmente de seus filhos. Todos os dias estatisticamente 5 crianças morrem de abuso infantil e negligência no mundo. Imagine quantos permanecem desconhecidos. 

É nosso dever aumentar a conscientização sobre esse assunto horrível. Acreditamos que é a única maneira de resolvê-lo. Vamos proteger nossos filhos! 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Pai flagra abuso contra a própria filha e acende um sinal de alerta! Qual é a atitude correta ao suspeitar que uma criança está sofrendo abuso?