Cuide de sua mente! Antes de a demência se manifestar, o corpo reage com estes 5 sinais d

INSPIRAÇÃO

Cuide de sua mente! Antes de a demência se manifestar, o corpo reage com estes 5 sinais de alerta

Date May 16, 2018 19:39

Quando as pessoas pensam em demência (demência adquirida), a perda de memória é a primeira coisa que vem à cabeça. Alguns dos sintomas menos óbvios da doença são igualmente comuns, mas podem ser erroneamente ignorados. Existem alguns sinais de alerta que seu corpo geralmente tenta lhe dar antes de a doença se manifestar. Confira abaixo alguns desses e fique atento aos alertas do nosso organismo:

1. Ficar desastrado

Iammotos / Shutterstock.com

Pessoas com os primeiros sintomas do mal de Alzheimer tropeçam com mais frequência do que pessoas que não sofrem dessa patologia neurológica. Problemas de coordenação motora estão associados à piora da visão e à orientação espacial, que são sintomas da doença.

2. Incapacidade de perceber sarcasmo

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia concluiu que doenças cerebrais degenerativas afetam a capacidade de um indivíduo de identificar mentiras e sarcasmo. Os responsáveis pelo estudo chegaram a essa conclusão ao examinar os resultados dos exames de ressonância magnética dos participantes diagnosticados com demência. Este sintoma, portanto, foi confirmado como mais um sinal da doença ainda nos primeiros estágios.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Neta larga o emprego para cuidar da avó que tem Alzheimer

3. Perda de habilidades e de conhecimentos

Aton / Shutterstock.com

Pacientes de demência não apenas se esquecem dos nomes de objetos comuns, mas também perdem habilidades desenvolvidas ao longo da vida. Além disso, eles têm dificuldades para escrever, falar e resolver operações matemáticas básicas.

4. Mudança de humor

Ruslan Guzov / Shutterstock.com

A mudança constante de humor é comum em pessoas que sofrem com o mal de Alzheimer ou com outras formas de demência. Além da instabilidade emocional, há a apatia, certa resistência às mudanças na vida e até mesmo distúrbios de personalidade.

5. Consumo de objetos não comestíveis 

Um dos sintomas mais estranhos nos primeiros estágios de demência é a vontade de consumir itens não comestíveis. Pacientes que exibem este sintoma podem, por exemplo, começar a comer a planta de um vaso em um resturante, ou a barra de sabão da pia da cozinha.

Portanto, a perda de memória é um sintoma comum de doenças neurodegenerativas, mas não é o único. Cuidado!

Fonte: tiphero

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Insônia, ansiedade e dificuldades em contar histórias, são sintomas precoces de Alzheimer


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.