Qualquer um pode ser sequestrado! Ações precisas de técnicas de sobrevivência de reféns podem salvar sua vida um dia

Qualquer um pode se encontrar em uma situação perigosa, seja um acidente de carro, um assalto ou outra coisa. E a maioria de nós sabe o que fazer nesses casos. No entanto, por acaso você sabe como agir se estiver sendo sequestrado? É provável que não. Poucas pessoas sabem como se comportar e o que esperar do sequestrador. E, muito provavelmente, menos pessoas sabem como evitar que o sequestro aconteça. Você encontrará as informações mais importantes sobre isso e muito mais neste artigo.

Qualquer um pode ser sequestrado! Ações precisas de técnicas de sobrevivência de reféns podem salvar sua vida um dia

Blanscape / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Quais são as chances de seu filho ser seqüestrado? Estatísticas oficiais de seqüestro de crianças não é nada tranquilizadora

O que fazer em uma situação de sequestro?

Lembre-se, o sequestro pode acontecer com qualquer pessoa e em qualquer lugar. E embora isso não seja uma razão válida para estar constantemente com medo, você deve estar ciente de algumas dicas muito importantes que podem te ajudar a permanecer vivo e ileso em uma situação desse tipo.

  1. Suas melhores chances de escapar estão no começo. Tente fugir, resistir e chamar a atenção pública o máximo que conseguir.
  2. Você pode ser forçado a entrar em um veículo, dopado ou mesmo espancado até o ponto de ficar inconsciente. De qualquer forma, se você não conseguiu escapar antes disso, deve mudar suas táticas e seguir as instruções dos sequestradores.
  3. Permaneça calmo e tente se concentrar em sobreviver. Tente visualizar o caminho e lembre-se das curvas, barulhos e cheiros.
  4. Tente ser cooperativo e seguir o bom senso. Não deixe o sequestrador com raiva.
  5. Depois de chegar ao destino, tente memorizar tudo o que ver, escutar e cheirar. Até mesmo os menores detalhes, como o som fora das janelas, a cor das paredes e o sotaque de seus sequestradores podem te ajudar. Procure por câmeras, pontos fracos na sala e aprenda a rotina de seus agressores.
  6. Fale normalmente e tente fazer contato pessoal com os sequestradores. Família, esportes, carros - use qualquer um dos tópicos comuns para os fazer te ver como uma pessoa real, não apenas como um objeto.
  7. Seja paciente, pois sua estadia pode ser demorada. Tente acompanhar o tempo. Lembre-se que o seu objetivo é permanecer vivo. Antes de tentar fugir, planeje tudo de forma detalhada!

Qualquer um pode ser sequestrado! Ações precisas de técnicas de sobrevivência de reféns podem salvar sua vida um dia

Namning / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Quer proteger seus filhos dos sequestradores? Aqui está um jeito simples, mas eficaz de fazer isto!

Técnica de sobrevivência para reféns

No caso de uma situação de reféns ou um ataque terrorista, os especialistas elaboraram uma estratégia especial que pode te ajudar a sobreviver.

  1. Corra para se esconder imediatamente.
  2. Fique calmo e tome nota de tudo que você ver e escutar.
  3. Procure por qualquer coisa que possa ser usada como arma.
  4. Seja o líder dos reféns ou identifique um.
  5. Coopere com os sequestradores e tente ganhar a confiança deles. Ouça ativamente e tente se colocar no lugar deles. Construa um relacionamento com os sequestradores e tente influenciá-los suavemente.
  6. De acordo com a unidade de negociação de reféns do FBI, você pode até mesmo ser capaz de resolver a situação e fazer com que os sequestradores se rendam. Tenha cuidado, porém - muita pressão pode piorar a situação.
  7. Fique calmo e não faça movimentos bruscos. É aconselhável se deitar ou cruzar os braços no peito. Lembre-se, é vital manter a calma!

Qualquer um pode ser sequestrado! Ações precisas de técnicas de sobrevivência de reféns podem salvar sua vida um dia

271 EAK MOTO / Shutterstock.com

Dicas para evitar o sequestro

A melhor maneira de lidar com o sequestro é evitá-lo. Em quase todos os casos, evitar o sequestro significa se proteger, especialmente durante uma viagem. De acordo com diferentes fontes, cerca de 200 a 300 americanos são sequestrados anualmente no exterior. Portanto, você precisa ter cuidado e seguir as dicas abaixo:

  1. Não viaje sozinho para lugares isolados e escuros. Normalmente, os sequestradores procuram duas coisas: um alvo fácil e nenhuma testemunha.
  2. Antes de ir a qualquer lugar, faça um plano. Sempre saiba para onde você está indo e pelo menos três maneiras de chegar lá.
  3. Antes de viajar ao exterior, informe seus amigos próximos e familiares sobre o seu destino. Quanto mais informações você fornecer, melhor.
  4. Sempre leve um celular. Se algo de ruim acontecer, você poderá ligar para a embaixada do seu governo ou para a polícia local.
  5. Use sua intuição e tente identificar um sequestrador. Eles podem parecer pessoas comuns: legais, talvez até bonitos.

Qualquer um pode ser sequestrado! Ações precisas de técnicas de sobrevivência de reféns podem salvar sua vida um dia

Twinsterphoto / Shutterstock.com

Você pode ser sequestrado em um estacionamento do supermercado de sua região ou enquanto aprecia a arquitetura de outro país. Mas seja qual for a situação, não desista! Há sempre uma saída. Lembre-se, é extremamente importante tentar o seu melhor para escapar logo no início do sequestro. Além disso, é melhor evitar viajar para países perigosos, como Síria, Paquistão, Coreia do Norte, etc. Embora esperemos que você não precise das dicas deste artigo, temos certeza de que todos podem se beneficiar com elas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Manual de utilidade pública sobre segurança infantil! Dicas essenciais para evitar o sequestro, incluindo equipamentos antissequestro