Quanto tempo dura a menopausa e o que esperar quando ela finalmente acabar?

O que é a menopausa e quanto tempo ela dura?

A menopausa é algo que toda mulher tem que passar em algum momento, e também é algo que muitas mulheres temem. Mas é uma parte inevitável do envelhecimento e você deve estar preparada para isso.

De acordo com a Mayo Clinic, a idade média das mulheres que entram na menopausa nos Estados Unidos é de 51 anos. A menopausa natural (ou seja, não causada por um procedimento cirúrgico ou outros tratamentos) tem três estágios: perimenopausa, menopausa e pós-menopausa.

Quanto tempo dura a menopausa e o que esperar quando ela finalmente acabar?

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Menopausa e alimentação: saiba qual a influência da escolha da dieta na menopausa precoce

A perimenopausa é o estágio que leva à completa cessação da menstruação. Durante esse estágio, o corpo de uma mulher começa a produzir menos estrogênio. Perimenopausa pode começar até 10 anos antes da menopausa. Muitas mulheres relatam ter sintomas da menopausa, especialmente ondas de calor, anos antes de pararem de menstruar.

Quando uma mulher não menstrua em um período de 12 meses, ela é considerada como tendo entrado na menopausa. O estágio após a menopausa é conhecido como pós-menopausa.

Quanto tempo dura a menopausa e o que esperar quando ela finalmente acabar?SCHAMIN / Shutterstock.com

A duração e a gravidade dos sintomas variam muito de pessoa para pessoa. Algumas mulheres descrevem seus sintomas como insuportáveis, e algumas apresentam apenas sintomas leves que não duram muito. De acordo com a HealthLine,  os sintomas da perimenopausa duram em média 4 anos.

No entanto, algumas mulheres podem ter que lidar com os sintomas por até 12 anos, de acordo com um estudo.  O estudo também descobriu que a etnia de uma mulher pode desempenhar um papel na duração dos sintomas; As mulheres japonesas e chinesas tiveram a menor duração média dos sintomas, enquanto que as afro-americanas tiveram a mais longa.

Quanto tempo dura a menopausa e o que esperar quando ela finalmente acabar?miya227 / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 15 sintomas esperados no começo da menopausa

Quando você deve consultar um médico sobre a menopausa e os sintomas que ela provoca

Consulte o seu médico se tiver algum sintoma relacionado à menopausa que a incomode. Se você está próxima da menopausa, pode compartilhar suas preocupações com seu médico durante o check-up anual.

É também nessa época que certos exames, incluindo mamografias, são recomendados, por isso é uma boa ideia discutir com o seu médico todos os testes sugeridos, independentemente de quão bem você se sente.

Se você tiver sangramentos vaginais após a menopausa, deve consultar seu médico assim que puder.

Quanto tempo dura a menopausa e o que esperar quando ela finalmente acabar?

O que esperar depois da menopausa

Infelizmente, o fim da menstruação não significa o fim dos sintomas associados à menopausa. Na verdade, os sintomas da menopausa (como ondas de calor, alterações de humor e secura vaginal) tendem a piorar depois que uma mulher deixa de menstruar completamente. Esse aumento nos sintomas é causado por uma queda nos níveis de estrogênio.

Quanto tempo dura a menopausa e o que esperar quando ela finalmente acabar?YAKOBCHUK VIACHESLAV / Shutterstock.com

O tratamento padrão para os sintomas da menopausa é a terapia de reposição hormonal, mas os sintomas tendem a voltar logo que a mulher sai da TRH. Uma boa maneira de controlar os sintomas é manter uma boa saúde geral com exercícios, bons hábitos alimentares e bom sono, de acordo com Kevin Audlin, MD, ginecologista do Mercy Medical Center, em Baltimore. Ele explicou à Everyday Health:

As mulheres que fazem essas coisas são menos propensas a serem incomodadas pelas ondas de calor e têm menos delas.

Quanto tempo dura a menopausa e o que esperar quando ela finalmente acabar?Stock-Asso / Shutterstock.com

Como as mulheres não irão mais desfrutar do efeito protetor do estrogênio em sua saúde depois de atingirem a menopausa, há certos números que devem ser observados. Estes incluem pressão arterial e colesterol sanguíneo (se esses números são altos, você tem um risco maior de doença cardiovascular) e cálcio e vitamina D (se a sua ingestão de cálcio e vitamina D for insuficiente, você pode ter um risco maior de osteoporose).

Se você tiver alguma preocupação com a menopausa e seu efeito sobre sua saúde geral, não se esqueça de mencionar isso ao seu médico.

Fonte: HealthLine, Medical News Today, Everyday Health

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Problemas da tireoide e menopausa: como distinguir entre os dois


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.

Recomendamos