Mãe compartilha foto de filha com sintomas de um raro cânc

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Mãe compartilha foto de filha com sintomas de um raro câncer ocular e salva a vida de um outro bebê

Date August 6, 2018 16:14

O câncer é conhecido com uma doença traiçoeira. Muitos tipos de câncer apresentam sintomas velados, difíceis de seres reconhecidos e descobertos apenas quando a doença já se encontra avançada. Mas, as vezes, sinais claros estão presentes, apesar de ser complicado notar quando você não entende do que se trata.

Então, ficamos tão felizes que existem pessoas capazes de notar esses indícios e resolvem compartilhar com os otutro!

Serhii Bobyk / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Criança que faz xixi na cama com frequência pode indicar diabetes infantil ou ansiedade

Como um post viral de Facebook é capaz de salvar uma vida

Charlotte Salisbury, uma mãe do Reino Unido, notou um brilho diferente no olho de sua pequena filha, Felicity. Esse brilho apenas era possível de ser notado em uma certa angulação de luz, como nas fotos com flash (onde em alguns casos fica marcado um brilho diferente no olho, geralmente vermelho ou amarelo). 

Um dos amigo de Charlotte percebeu que algo estava errado com o olho de sua filha e indicou que ela levasse a criança para um médico. Então, quando a moça levou o bebê até o especialista, ela ficou sabendo da notícia que nenhum pai deseja receber: sua bebê tinha retinoblastoma, um tipo raro de câncer no olho que afeta crianças pequenas.

Querendo alertar outros pais sobre o estranho sinal que essa condição apresenta e explicar o que pode ser, Charlotte fez uma postagem no Facebook contando o caso de sua filha.

O post rapidamente viralizou e foi compartilhado mais de 57 mil vezes. Entre uma dessas pessoas atingidas pela postagem, existe pelo menos uma mãe que será eternamente grata a Charlotte por ter salvado a vida de sua filhinha.

Taomi Sharlotte olhou para as fotos de sua garota,Lydia, e reconheceu os mesmos sinais apresentados por Felicity. Então, a moça levou sua filha para o médico e a criança também foi diagnosticada com o mesmo tipo de câncer. Porém, Lydia já tinha a doença há alguns meses, como pode ser visto em suas fotos passadas.

As duas garotas passaram por sessões de quimioterapia e estão bem atualmente. Infelizmente, Lydia, que possuía a doença mais avançada, teve seu olho esquerdo removido. Porém, a cirurgia salvou sua vida. Nã sabemos se as duas mães ainda mantém contato, porém, elas certamente possuem uma forte conexão, como só as mães conseguem perceber.

O que é retinoblastoma e por que é tão perigoso?

Retinoblastoma é um tipo muito raro de câncer ocular que se desenvolve na retina, a parte sensitiva a luz, do olho. De acordo com o jornal britânico The Independent, a doença afeta entre 40 a 50 crianças britânicas todos os anos. 

Retinoblastoma é conhecido com um câncer de criança e existem raríssimos casos em adultos.

MCarper / Shutterstock.com

De acordo com the Mayo Clinic,a doença não apresenta nenhum sintoma mais perceptivo. Então, fizemos uma lista de alguns sinais para se ficar atento. 

  • A pupila se torna branca quando uma luz brilhante é apontada para os olhost
  • Olhos que dão a impressão de estarem olhando para direções diferentes
  • Olhos avermelhados e inchados

Se você notar esses sinais nos olhos ou em um só olho de seu filho (ou outro bebê), vá ao médico o mais rápido possível.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: É preciso ter cuidado: a demora de uma criança para começar a falar pode ser, sim, motivo de alerta



Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.