7 sinais de alerta perigosos de deficiência de vitamina B e

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

7 sinais de alerta perigosos de deficiência de vitamina B e maneiras de ajustar isso naturalmente

Date May 16, 2018 17:29

Seu corpo precisa de vitaminas para sustentar praticamente todos os sistemas e funções, e as vitaminas do complexo B ocupam um lugar especial nesse grupo de nutrientes. As vitaminas do complexo B auxiliam o sistema nervoso, desempenham um papel na produção de novas células e ajudam o corpo a usar carboidratos, gorduras e proteínas dos alimentos que você ingere, entre outras coisas.

Você está ingerindo bastante vitaminas do complexo B? Se você come uma dieta diversificada e equilibrada, provavelmente não deve se preocupar com a deficiência dessas vitaminas. No entanto, alguns grupos de pessoas, incluindo mulheres grávidas e idosos, são aconselhados a tomar um suplemento.

Você quer saber o que exatamente cada vitamina B faz para você e como incorporar mais delas em sua dieta? Abaixo, listamos todas as oito vitaminas do complexo B, algumas de suas funções e onde consegui-las.

1. Vitamina B1 (tiamina)

Recomendação diária para homens adultos: 1,2 mg.

Recomendação diária para mulheres adultas: 1,1 mg.

A vitamina B1 ajuda seu corpo a processar carboidratos, auxilia a saúde do coração e ajuda a manter uma função nervosa saudável. Boas fontes de tiamina são grãos integrais, leguminosas (como feijão-preto e soja), sementes e nozes. Você também pode encontrar vários alimentos fortificados com a vitamina, como pães, cereais e massas.

2. Vitamina B2 (riboflavina)

Recomendação diária para homens adultos: 1,3 mg.

Recomendação diária para mulheres adultas: 1,1 mg.

A vitamina B2 desempenha um papel importante na produção de novas células sanguíneas e outras células, mantém a pele, cabelos e unhas saudáveis e também é vital para uma boa visão. Você pode conseguir essa vitamina a partir de muitos alimentos, incluindo leite e produtos lácteos, como queijo e iogurte, vegetais verdes (por exemplo, aspargos, brócolis e espinafre) e produtos de grãos fortificados.

3. Vitamina B3 (niacina)

Recomendação diária para homens adultos: 16 mg.

Recomendação diária para mulheres adultas: 14 mg.

A vitamina B3 ajuda a manter seu sistema digestivo funcionando sem problemas, ajuda seu corpo a usar carboidratos, gorduras e proteínas como energia, protege a saúde dos nervos e mantém a saúde da pele. Legumes, trigo integral e outros grãos integrais são algumas boas fontes dessa vitamina.

4. Vitamina B5 (ácido patogênico)

Recomendação diária para homens adultos: 5 mg.

Recomendação diária para mulheres adultas: 5 mg.

A vitamina B5 ajuda o corpo a produzir hormônios esteroides e desempenha um papel no metabolismo de ácidos graxos e carboidratos. Você pode consegui-la no abacate, batata-doce, lentilha, feijão, cogumelos, brócolis e iogurte.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 11 vitaminas essenciais para manter a pele saudável

5. Vitamina B6 (piridoxina)

Recomendação diária para homens adultos (abaixo dos 51 anos): 1,3 mg.

Recomendação diária para mulheres adultas (abaixo dos 51 anos): 1,3 mg.

Recomendação diária para homens adultos (51 anos ou mais): 1,7 mg.

Recomendação diária para mulheres adultas (51 anos ou mais): 1,5 mg.

A vitamina B6 auxilia o metabolismo de aminoácidos, ajuda o corpo a construir uma nova rede de células sanguíneas, protege o sistema nervoso e ajuda a metabolizar gorduras e carboidratos. Boas fontes desta vitamina incluem batatas, bananas e folhas verdes.

6. Vitamina B7 (biotina)

Ingestão adequada diária para homens adultos: 30 mcg.

Ingestão adequada diária para mulheres adultas: 30 mcg.

A vitamina B7 ajuda o corpo a produzir novas células, a usar gorduras e carboidratos como energia e a metabolizar aminoácidos. Sementes de girassol, batata-doce, amêndoas e espinafre são boas fontes da vitamina.

7. Vitamina B9 (folato, ácido fólico)

Recomendação diária para homens adultos: 400 mcg.

Recomendação diária para mulheres adultas: 400 mcg.

O folato é absolutamente vital para o funcionamento normal do cérebro. As mulheres grávidas devem prestar atenção especial a essa vitamina; elas podem precisar de um suplemento desde as primeiras semanas de gravidez para garantir o desenvolvimento normal do sistema nervoso em fetos. Sabe-se que a deficiência de folato nas mães tem ligação com defeitos congênitos neurológicos graves em bebês.

Boas fontes de folato são laranjas, couves-de-bruxelas, aspargos, espinafre, nozes, feijão e ervilhas. Além disso, muitos alimentos são enriquecidos com folato.

8. Vitamina B12 (cobalamina)

Recomendação diária para homens adultos: 2,4 mcg.

Recomendação diária para mulheres adultas: 2,4 mcg.

Uma das funções mais importantes da vitamina B12 é o seu papel na produção de glóbulos vermelhos. A vitamina também suporta o sistema nervoso. Boas fontes desta vitamina são o leite e vários produtos lácteos. Você também pode conseguir vitamina B12 de alimentos fortificados.

Se você não estiver recebendo vitaminas do complexo B suficientes de sua dieta, você pode desenvolver os seguintes sintomas com o tempo:

  • anemia;
  • névoa mental;
  • alterações de humor;
  • fraqueza muscular;
  • formigamento das mãos e dos pés;
  • úlceras na boca;
  • pele seca, facilmente irritada.

Se você acha que pode estar com deficiência de uma ou mais vitaminas do complexo B, converse com seu médico sobre maneiras de aumentar sua ingestão.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Confira os sinais enviados pelo organismo quando ele está com falta de algumas vitaminas essenciais


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.