15 sintomas e sinais de alerta de câncer para ficar atento

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

15 sintomas e sinais de alerta de câncer para ficar atento

Date May 18, 2018 17:33

O câncer pode se manifestar por meio de diversos sintomas e sinais diferentes. Alguns deles, como a fadiga e a perda de peso, estão presentes na maioria dos tipos de câncer, especialmente quando a doença avança. Outros são específicos para determinados tipos, por exemplo, sangramento do mamilo no câncer de mama.

Neste artigo, listamos alguns sintomas e sinais comuns e específicos de vários tipos de câncer.

15 sintomas e sinais do câncer

Abaixo, estão 15 sintomas e sinais comuns frequentemente presentes no câncer:

1. Anemia

one photo / Shutterstock.com

Anemia (falta de hemácias circulantes) pode ser causada por muitos motivos, como deficiência de ferro ou vitamina B12. Entretanto, a anemia também pode ser um sintoma de vários tipos de câncer, incluindo o câncer de medula óssea.

2. Cansaço persistente

A fadiga é um sintoma presente na maioria dos tipos de câncer. Em alguns tipos da doença, como leucemia e linfoma, esse sintoma geralmente aparece cedo. Em outros casos, a fadiga surge à medida que o câncer progride. O cansaço inexplicável também é um sintoma de muitas condições benignas, mas, ainda assim, você precisa relatá-la ao seu médico.

3. Perda de peso

A perda de peso que não é causada por exercícios e mudanças na dieta é sempre motivo de preocupação. Qualquer câncer que afete o sistema digestivo, além de outros tipos de câncer, pode causar uma perda de peso significativa.

4. Dor

A ausência ou presença de dor depende da localização e tamanho do tumor (ou dos tumores). Quando um tumor maligno cresce, ele começa a pressionar os vasos sanguíneos, nervos e órgãos que estão próximos e isso pode causar dor. Em alguns casos de câncer, como o câncer ósseo ou de testículo, a dor pode aparecer precocemente.

5. Febre

Febre que não é causada por uma infecção pode ser um sinal de câncer. Os tipos mais comuns de câncer que causam febre em seus estágios iniciais são o câncer do sangue, a leucemia e o linfoma.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 7 hábitos cotidianos que podem levar ao câncer de mama

6. Sangramento anormal

Sangue nas fezes (ou sangramento retal) pode ser um sintoma de câncer colorretal ou outros cânceres que afetam o trato gastrointestinal. Sangue na urina pode ser um sinal de câncer de rim ou bexiga. Tossir sangue é um dos sintomas do câncer de pulmão. Sangramento vaginal, que não é o da menstruação, pode indicar câncer do colo do útero. Sangramento do mamilo pode ser um sintoma do câncer de mama.

7. Alterações na pele

Uma verruga ou marca de nascença que possua diferentes tonalidades, cores e bordas irregulares deve ser avaliada por um dermatologista, pois pode se tratar de câncer de pele. Outras alterações na pele que podem ser sinais de câncer são as seguintes:

 - icterícia (o branco dos olhos e a pele ficam amarelados);

 - escurecimento da pele;

 - pele avermelhada;

 - coceira persistente;

 - feridas e úlceras com má ou nenhuma cicatrização.

8. Alterações nos movimentos intestinais

Diarreia persistente, constipação e diarreia alternando com constipação podem ser sinais de câncer colorretal. No entanto, esses sintomas são mais propensos a serem causados por distúrbios gastrointestinais benignos. A sensação de saciedade no intestino, mesmo depois de ter acabado de esvaziá-lo, pode indicar câncer colorretal.

9. Tosse persistente

A tosse persistente, especialmente a tosse com muco sanguinolento, pode ser sinal de câncer de pulmão. Se você não fuma, é muito improvável que esse sintoma seja causado por esse tipo de câncer. Entretanto, se você for fumante, consulte o seu médico o quanto antes se perceber esse sintoma, especialmente se você fuma há muito tempo.

10. Nódulo na mama

Nódulos mamários são geralmente alterações fibrocísticas benignas. Mas se houver um novo nódulo em um dos seios, deve ser realizada uma avaliação por um médico. Mamografias regulares são um dos exames mais comuns para procurar alterações cancerígenas no tecido mamário. Outros exames, como ressonância magnética ou ultrassom, também podem ser necessários.

11. Inchaço

As causas do inchaço geralmente estão relacionadas com dieta, como o alto consumo de fibras. No entanto, o inchaço também pode ser um sintoma de câncer de ovário, especialmente se for acompanhado de dor nas costas, perda de peso e fadiga.

12. Alterações na micção

Para os homens, o desejo frequente de fazer xixi, escapes de urina ou fluxo fraco e instável podem ser causados pelo aumento benigno da próstata, que é comum com a idade. Contudo, esses sintomas também podem indicar câncer de próstata.

13. Linfonodos inchados

Os gânglios linfáticos geralmente incham quando o corpo está combatendo uma infecção. Entretanto, o câncer do sangue, o linfoma e a leucemia também podem causar inchaço dos linfonodos. Se o inchaço persistir e não houver infecção, consulte-se com um médico.

14. Dificuldade para engolir

Alguns tipos de câncer, incluindo câncer de esôfago, garganta, tireoide e estômago, podem dificultar a deglutição. No entanto, a dificuldade em engolir é mais comumente causada por infecções na garganta ou irritação do esôfago, que ocorre por causa do refluxo ácido.

15. Feridas na boca

Manchas brancas ou vermelhas e feridas na boca podem ser causadas por condições benignas que afetam a cavidade oral, como a estomatite. Porém, esses sintomas também podem indicar câncer de boca, especialmente em fumantes.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 causas e fatores de risco do câncer de pele que as pessoas devem saber


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.