Estas dicas simples podem melhorar a digestão de quem sofre com inchaço ou gases

Estas dicas simples podem melhorar a digestão de quem sofre com inchaço ou gases

Saúde e Estilo de Vida

August 10, 2017 10:38 By Fabiosa

Você quer uma ótima solução para ter uma digestão mais suave? Nós temos 9 dicas simples, mas eficazes, que te ajudarão a evitar alguns desconfortos, como azia ou inchaço. Mas, por favor, lembre-se de que caso você tenha sérios problemas de estômago ou sintomas graves, não deixe de consultar o seu médico o mais rápido possível!

1. Coma vegetais

Estes alimentos têm fibra e ajudam o nosso corpo a funcionar de forma regular. A fibra também tem outro efeito surpreendente: se você quer perder peso, alimentos ricos em fibras podem facilmente te deixar saciado. Quais são os melhores alimentos? Experimente vegetais, frutas, castanhas, sementes e grãos integrais. Também é importante beber bastante água; isso irá te ajudar a evitar os gases.

2. Tenha uma tigela de sopa

Os alimentos líquidos, como sopa, suco ou chá, fazem com que os alimentos sejam digeridos pelo seu sistema digestivo com mais facilidade. Se você não gosta de sopas, a melhor indicação é beber chá de ervas, mas você pode escolher o que quiser. Apenas lembre-se de que sua bebida não deve conter álcool, o que desidrata o corpo. Evite a cafeína também, pois ela estimula muito o seu sistema digestivo.

3. Coma devagar

Tenha pequenas porções e mastigue completamente suas refeições.

4. Exercícios físicos

O esporte é muito útil se quisermos ser fisicamente ativos e saudáveis, além de ser ótimo para a digestão. Mas tenha em mente os horários de prática das atividades físicas - não pratique esportes logo após refeições, pode causar problemas. Pratique seus exercícios antes de comer ou aguarde uma hora após uma refeição.

5. Adicione bactérias "boas" à sua alimentação

Adicione probióticos à sua dieta. Você pode encontrá-los em alguns iogurtes e alimentos fermentados. Essas bactérias podem melhorar sua digestão.

6. Pense duas vezes antes de ter uma refeição pesada

As gorduras podem permanecer no seu sistema digestivo por um longo período de tempo, e isso pode resultar em uma sensação de inchaço ou queimação.

7. Faça um diário da sua alimentação

Através de um diário do que você come, é possível perceber qual comida faz com que você fique desconfortável. Anote o que você comeu e como você se sentiu depois de ter consumido essa comida. Desta forma, na próxima vez você saberá se aquele alimento te faz bem ou não! Alguns alimentos, como tomates ou frutas cítricas, podem causar azia.

8. Reduza o estresse

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O estresse prejudica o corpo inteiro e também afeta seu sistema digestivo. Portanto, tente evitar o estresse. Caso seja impossível, procure algo para que você se sinta relaxado.

9. Vá ao médico

Alguns problemas de saúde ou medicamentos também podem causar problemas digestivos, então entre em contato com seu médico para obter uma consulta adequada.

Fique saudável!

Esta publicação é apenas para fins informativos. Não se destina a fornecer conselhos médicos. O WIKR não se responsabiliza por quaisquer possíveis consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, alteração na alimentação, ação ou aplicação de medicação que resulte da leitura da informação contida nesta publicação. Antes de realizar qualquer tipo de tratamento, o leitor deve consultar seu médico ou outro profissional de saúde.