Conquista para as mamães! Projeto que amplia para seis meses a licença-maternidade foi aceito pela Comissão de Assuntos Sociais

Inspiração

April 10, 2018 17:57 By Fabiosa

Não é uma missão fácil equilibrar a vida entre a maternidade e o trabalho. É muito comum ver o desgaste das mães ao terminar rapidamente os 4 meses de licença-maternidade e ter que voltar ao trabalho.

Natalia Deriabina / Shutterstock.com

As dificuldades incluem organizar a rotina para ter alguém de confiança com quem deixar o bebê durante o horário de trabalho ou conseguir conciliar as condições financeiras para deixar o bebê enquanto a mãe trabalha.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Pais fazem alerta sobre kit de maquiagem infantil que provocou uma severa alergia no rosto da filha

Isso sem contar com o desafio de levar e buscar o bebê no local escolhido e a questão do amamentar ou guardar leite enquanto a mãe está fora.

Fora isso, ainda tem os aspectos emocionais, tanto da mãe quanto do bebê, que podem ficar abalados após 9 meses de gravidez e os 3 meses juntos na adaptação.

Por isso que não é de hoje que se discute a ampliação da licença-maternidade de 4 para 6 meses. E agora as mães podem começar a comemorar. A proposta que aumenta oficialmente a licença-maternidade para 180 dias foi aprovada na semana passada pela CAS (Comissão de Assuntos Sociais) e agora só falta ser analisada pela Câmara dos Deputados para depois ser adotada no ambiente corporativo.

Antes dessa aprovação, algumas profissionais já exerciam esse direito, mas em apenas nos casos de funcionárias públicas. Nas empresas privadas, esse benefício dependia muito da política de recursos humanos da empresa. Geralmente, empresas privadas com uma atuação mais social e que fazem parte do programa Empresa Cidadã já estavam aplicando esse benefício de 6 meses de licença-maternidade.

Mesmo assim, até agora não era uma regra, porque a lei brasileira garantia apenas os 4 meses de licença.

Natalia Deriabina / Shutterstock.com

Agora é torcer para que a Câmara dos Deputados aprovem logo e que esse benefício seja colocado em prática por todas as empresas.

Fonte: Bebê Abril

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Melinda e Teodoro dão show de fofura em vídeo postado pela mamãe Thaís Fersoza: “O amor entre eles preenche meu coração e transborda de amor”