Atenção aos sinais! 7 Sintomas inocentes que podem ocultar doenças graves

No vocabulário médico existe uma frase - "Síndrome do jovem médico". Isso acontece quando o aspirante a médico encontra quase todos os sintomas das doenças que estudam neles mesmos. É ao mesmo tempo triste e engraçado, mas isso é um caso extremo.

Porém, para ter consciência sobre a saúde, você não precisa ser um médico. Há vários hipocondríacos entre as pessoas comuns.  Mas por outro lado, há uma outra extremidade: o total descaso no que diz respeito à saúde. Pode custar um certo preço, já que temos a tendência de ignorar algumas pequenas coisas que nos acontecem.

1. Escrita desconectada

goodmoments / Shutterstock.com

Quando você não pode escrever cartas de forma uniforme e fluente - pode ser um sintoma precoce do Mal de Parkinson. Se você olha para o texto e ele parece tremido. Ou se as letras estão espremidas e encolhidas, também pode ser um outro sinal. Isso significa que é difícil para você manter a mão firme.

2. Manchas na pele

Anetlanda / Shutterstock.com

A pele pode ser seca e escamosa por nenhuma razão visível. Mas se isso não pode ser explicado por alterações do clima, sensibilidade ao sabonete ou ao creme, consulte um dermatologista imediatamente. Pele espessa pode significar algo na pressão arterial ou problemas renais. Pele seca e escamosa pode ser uma condição da tireoide, má nutrição ou alguma doença autoimune.

3. Odor frutado na respiração

Este sintoma bizarro pode parecer legal (uau! meu hálito tem cheiro de frutas!). Mas posso te garantir que não há nada de legal aí. Esse tipo de odor é uma característica da diabetes precoce. Por isso, o corpo tenta se livrar o açúcar em excesso.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Miocardiopatia: 8 sintomas e fatores de risco

4. Você mal consegue fazer contas de cabeça


Dmytro Zinkevych / Shutterstock.com

Se você não consegue lidar com matemática desde os tempos da escola, ignore este ponto. Mas se você nunca teve dificuldades para solucionar problemas e agora não consegue fazer sem o uso da calculadora, isso é alarmante. É um sintoma precoce do Altzheimer. Se isso acontece uma ou duas vezes não há problema, mas essa situação não deve se repetir com regularidade.

5. Para você é difícil subir escadas

Alexander Korotun / Shutterstock.com

Ficar ofegante depois de subir escadas é um sinal nocivo. Especialmente, se tudo estava bem alguns meses atrás. Isso pode ser uma doença pulmonar obstrutiva crônica  (DPOC) ou doença no coração.

6. Tontura

A tontura é provocada por diferentes coisas. Você pode ter se levantado muito rapidamente, estar estressado ou simplesmente estar com fome e com sede. Isso também pode ser um efeito colateral de algum medicamento. Mas se a sua cabeça roda com frequência, consulte um médico para excluir a possibilidade de anemia, problemas no ouvido interno ou insuficiência cardíaca.

7. Incontinência urinária


ruigsantos / Shutterstock.com

Quando você precisa fazer o número um com frequência, isso não é normal. Pode significar diabetes precoce, infecções urinárias, câncer ou (se você for homem) prostatite. Preste atenção neste sintoma antes que seja tarde.

Lembre-se que é mais fácil prevenir a doença do que tratá-la. É uma máxima provada e verdadeira!

Fonte: Minuto Saudável, Dr. Juliano Pimentel, Drauzio Varella

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Como identificar os sintomas da hipertensão


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.