Ajuda psicológica: quando é o momento de fazer terapia?

Ajuda psicológica: quando é o momento de fazer terapia?

Família & Crianças

July 31, 2017 13:06 By Fabiosa

Até pouco tempo atrás, existia um tabu de que terapia era "para loucos" ou para pessoas com problemas mentais. Com o tempo, esse preconceito foi caindo por terra. Aos poucos, a sociedade percebe que terapia é algo que pode beneficiar a todos.

Qualquer pessoa que tenha alguma questão emocional, psicológica, familiar, afetiva, física ou outra, pode contar com a ajuda de um psicólogo. A começar que o terapeuta é um profissional especializado para te ajudar no processo de autoconhecimento, de ampliação da consciência sobre seus próprios pensamentos, crenças, comportamentos e sua relação consigo e com o mundo.

Qual a diferença entre conversar em terapia e conversar com um amigo? A resposta é: toda diferença. O amigo é uma pessoa envolvida emocionalmente e que possivelmente queira te dar conselhos a partir da vivência dele. O psicólogo não oferece conselhos. Ele te conduz a encontrar as suas próprias respostas.

Veja alguns sinais que indicam que talvez seja a hora de procurar terapia:

1 - Se sentir incompreendido: de repente, você tem a impressão que está falando um idioma diferente e que ninguém te compreende.

2 - Sintomas físicos: cada hora uma dor diferente que não encontra causas orgânicas ou está sempre ficando doente, com a imunidade baixa.

3 - Desmotivação: falta de vontade de fazer as coisas que antes te animavam.

4 - Inquietação: sensação de que nada está bom e que você não está no lugar certo.

5 - Sentimento de estar no limite: parece que vai explodir a qualquer momento ou que as coisas estão fugindo do controle.

6 - Dificuldades de relacionamentos: situações que não consegue resolver sozinho em relacionamento amoroso, social ou familiar.

7 - Experiências que se repetem: vivências desagradáveis que parecem se repetir.

8 - Sentimentos de angústia, tristeza e desesperança sem motivo aparente.

9 - Pensamentos ruins: você tem percebido pensamentos negativos e tem a impressão de que algo ruim pode acontecer.

10 - Insônia: não consegue pegar no sono.

Esses são apenas alguns sinais que podem indicar que talvez seja a hora de iniciar uma psicoterapia. No geral, pergunte-se se você está dando conta de tudo sozinho ou não. Se a resposta for não ou talvez, significa que um profissional pode ajudar.

Esse vídeo é bem comovente e mostra de forma lúdica uma sessão de terapia:

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