Você já ouviu falar de Arteterapia?

DICAS

Você já ouviu falar de Arteterapia?

Date July 28, 2017 13:32

A Arte é uma expressão natural da raça humana. Desde os tempos das cavernas e nos tempos pré-históricos, os homens deixavam pinturas nas rochas. Atualmente a arte continua sendo utilizada na arquitetura, na dança, na escultura, na música, na literatura e no cinema.

Na educação, é utilizada como ferramenta de ensino, nas salas de aula, nas ruas, nos museus, nas manifestações artísticas em geral. Mas o que talvez você não saiba: a arte é terapêutica.

A American Art Therapy Association define a arteterapia como a utilização da criação artística como forma de tratar doenças, traumas, aumentar a consciência de si e dos outros, estresse, aumentar a autoestima e a autoconfiança.

A Arteterapia engloba todo tipo de arte: pintura, dança, artesanatos, mandala, cerâmica, corte, costura, entre outros. Muitas vezes, a linguagem verbal é bloqueada por traumas, por timidez ou outros bloqueios. Então a arte entra como expressão terapêutica, contribuindo para que a pessoa entre em contato com suas emoções e as coloque para fora.

A Arteterapia oferece benefícios físicos (favorece a percepção de si e do próprio corpo); emocionais (contribui para redução de estresse, ansiedade, depressão e outros distúrbios); cognitivos/ mentais (como um meio de comunicação entre os dois hemisférios do cérebro) e sociais (pela participação em grupo e forma de se integrar com os outros em atividades coletivas).

Fonte: Sulla Salute

Recomendado para você: Ela se deita sobre o chão e traça seus próprios movimentos. Uma obra de arte fascinante!