3 formas simples para evitar que os alimentos mofem

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

3 formas simples para evitar que os alimentos mofem

Date November 29, 2017 21:15

Não tem sensação pior do que quando você vai até o armário da cozinha ou até a geladeira em busca de um alimento e dá de cara com aquela cobertura esverdeada, ou aqueles pontinhos cinza ou até mesmo um aspecto de algodão, como às vezes acontece com o pão.

Esses bolores são fungos formados por filamentos que decompõem as matérias orgânicas. Quando eles aparecem nos alimentos, é sinal que de o alimento vai ter que ir para o lixo e ninguém se sente bem em desperdiçar comida, certo?

Recomendado para você: 5 alimentos para amenizar a ansiedade

Mas, alguns cuidados podem ajudar a evitar esse tipo de situação:

  1. Prazo de validade: qualquer tipo de alimento (seja enlatado, industrializados, bebidas, frutas ou vegetais) possui um prazo de validade. Essa informação deve ser checada ainda no supermercado, para que você não compre “gato por lebre”. E uma vez em casa, fique atento aos prazos e sempre deixe à frente no armário e na geladeira os alimentos que necessitem ser consumidos o quanto antes. O ideal é evitar comprar uma quantidade maior de alimentos perecíveis para evitar desperdício.
  2. Umidade e Limpeza: ao ver um alimento embolorado, jogue-o fora imediatamente e limpe bem o lugar onde estava, para não correr o risco de contaminar outros alimentos. Vinagre ou álcool são produtos que podem ser utilizados. Observe se sua casa está tendo muita umidade, que é o ambiente ideal para os fungos.
  3. Armazenamento: atenção para guardar cada tipo de alimento em seu lugar adequado e aumentar assim sua “vida útil”. Produtos perecíveis e que estragam com maior rapidez, como carnes e produtos lácteos, devem ir imediatamente para a geladeira e devem ser guardados na parte superior. Pães, biscoitos e grãos secos como feijão, arroz, farinha, entre outros, devem ser guardados em potes bem tampados. Verduras e legumes que ainda não foram cortados podem ficar na gaveta debaixo do congelador. Caso contrário, os já cortados devem ser guardados em potes com tampa na parte de cima do refrigerador.

Os médicos alertam para nunca consumir alimentos com algum sinal de bolor, mesmo que seja “apenas aquela pontinha do pão”. Se consumido, o alimento com bolor pode fazer mal para a saúde, porque libera uma toxina chamada micotoxinas.

Caso veja algum alimento assim, descarte-o imediatamente!  A sua saúde agradece!

Veja também: 15 alimentos que ajudam a limpar as artérias