6 Dicas para congelamento de alimentos

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

6 Dicas para congelamento de alimentos

Date November 27, 2017 21:05

Quando falamos em alimentação saudável, nada melhor do que uma comida fresquinha, preparada na hora. Mas não há como negar que no ritmo de vida moderno, nem sempre isso é possível. Na correria, muitas vezes o alimento congelado acaba sendo a única opção para alimentação, para não ter que recorrer aos fast foods.

Sabemos que os alimentos congelados industrializados são um "veneno" para a saúde, porque são ricos em sódio, gorduras trans e colesterol. Então, já que a ideia é praticidade, o melhor caminho é comprar e preparar a própria alimentação congelada.

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Uma vez por semana é o suficiente para escolher um cardápio mais saudável, preparar e congelar para garantir uma alimentação de qualidade para toda a semana.

Com alguns truques é possível preparar alimentos congelados sem perder o valor nutricional.

Veja seis dicas para congelar alimentos de forma saudável:

  1. Legumes e verduras: o ideal é sempre cozinhá-los no vapor para não perder nutrientes. Antes de colocar no congelador, estes alimentos devem passar por um choque térmico (água ou vapor quente e água gelada em seguida). Após esse processo, devem ser colocados em saquinhos ou filmes plásticos e irem para o congelador logo em seguida. As verduras devem estar bem sequinhas antes de irem para o congelador.
  2. Alguns alimentos não podem ser congelados: ovos, batata, macarrão sem molho, iogurte e creme de leite, pudins, chantilly, gelatina, maionese, tomate cru, pepino, rabanete e queijos cremosos são alguns alimentos que não aceitam congelamento.
  3. Frutas: devem ser congeladas em pedaços, livres de caroços e cascas em sacos específicos para congelamento. A banana e a pera podem ter mudança no sabor. Outra opção é fazer um tipo de purê e acomodar em forminhas de gelo para fazer suco.
  4. Sal e tempero: depois de congelados, a maior parte dos alimentos tende a ganhar sabor acentuado. Então, quanto mais sal, mais salgado fica depois de congelado e quanto mais tempero, mais temperado fica.
  5. Feijão: se estiver temperado, consuma-o em uma semana. Sem tempero, pode ficar no congelador por um mês.
  6. Segredo para descongelar: a maioria das pessoas tira do congelador direto para o microondas. Esse tipo de descongelamento é indicado apenas para alimentos a serem consumidos na sequência. Os nutricionistas indicam que o ideal é retirar do congelador e deixar na geladeira por 12 horas antes de consumir.

A ideia de que alimentos congelados não apresentam valor nutricional nem sempre é uma verdade. Se forem congelados e acondicionados corretamente, dependendo do alimento, a perda de nutrientes e vitaminas podem ser reduzidos.

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