A arte de criar meninos: dicas ajudam a ter mais paciência

FAMÍLIA & CRIANÇAS

A arte de criar meninos: dicas ajudam a ter mais paciência

Date September 21, 2017 13:32

Meninos têm fama de serem mais agitados do que as meninas. Sabemos que nem sempre é assim, mas muitas vezes as brincadeiras e as bagunças são um pouco diferentes. De acordo com psicólogos, a inquietação maior dos meninos acontece por culpa dos hormônios, o famoso testosterona, que existe em quantidade maior nos homens.

Para lidar com eles, por isso, é importante tentar compreender o que está por trás de determinados comportamentos. Muitas vezes, as punições não fazem efeito e podem até piorar a situação.

Veja algumas sugestões para lidar com os meninos:

Africa Studio/ Shutterstock

- Mantenha os limites claros: comunique de forma repetida e clara o que pode, ou não, fazer. Para ser mais efetivo, fale sempre da mesma forma para facilitar que a criança grave a informação.

- Incentive à expressar o que sente: nomeie as emoções e estimule seu filho a verbalizar e expressar os sentimentos. Evite o antigo jargão de que “menino não chora”. Muitas vezes, pela dificuldade de identificar sentimentos é que surgem os maiores conflitos internos e que podem ocasionar doenças psicossomáticas.

- Saiba entender a bagunça: os especialistas dizem que crianças quietas demais é que geram preocupação. Veja se a bagunça que seu filho faz é parte do desenvolvimento ou se é exagerada. Lembre-se que ele se expressa pela bagunça. Ensine-o constantemente a guardar o que tirou do lugar e sente-se para brincar com ele.

- Evite fazer distinção de brinquedos: evite classificar brincadeiras de meninos e brincadeiras de meninas, assim como as cores e as atividades. Essa separação existe apenas para os adultos. As crianças adoram brincar de qualquer coisa e o lúdico é fundamental para o desenvolvimento.

Recomendado para você: Azul para os meninos, rosa para as meninas. Você sabe de onde veio isso?