A Psicologia explica sobre autocontrole emocional com o test

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

A Psicologia explica sobre autocontrole emocional com o teste infantil do Marshmallow

Date November 28, 2017 00:27

Não explodir diante de uma contrariedade. Saber lidar com uma frustração. Entender que as coisas não são sempre do jeito que gostaríamos. Saber esperar a hora certa daquilo que queremos. Na Psicologia, estes tipos de comportamento significam que temos um amadurecimento emocional, necessário para manter um autocontrole em situações aversivas.

Esse amadurecimento emocional geralmente começa na infância. Foi isso que mostrou o famoso “Teste do Marshmallow”, criado pelo psicólogo Walter Mischel, pesquisador da Universidade de Colúmbia, em Nova York.

Sobre a Vida / Youtube

Recomendado para você: Cinco passos para acabar com qualquer “birra” das crianças

Ele estava pesquisando sobre autocontrole emocional há 50 anos e observou que quando conseguia postergar a realização imediata de suas filhas, como por exemplo, não comprar o que elas queriam no supermercado e fazer com que elas esperassem até chegar em casa para escolher algo menor, elas mostravam que estavam adquirindo um controle emocional.

Então ele criou o "Teste do Marshmallow" para identificar o que leva algumas pessoas a terem maior controle dos impulso e outras não que não conseguem esperar. No teste, ele convidou 16 meninos e 16 meninas entre 4 e 6 anos de idade. Cada criança ficava sentada em frente a um prato com um Marshmallow. O psicólogo explicava que iria sair da sala durante 15 minutos e deixava a critério da criança para escolher: ou comeria o Marshmallow ou se conseguisse esperar sem comer o Mashmallow, ganharia outro depois.

Sobre a Vida / Youtube

Durante o teste, o psicólogo percebeu que as crianças que conseguiram postergar o impulso de comer e esperar a recompensa foram as que encontraram uma forma de se distrair, seja cantando, falando sozinhas, virando as costas para a mesa ou brincando com o doce de alguma forma.

Com isso, ele concluiu  que o autocontrole acontece quando se desenvolve uma estratégia para “se distrair” e lidar com a situação. Neste caso, ele entendeu que o autocontrole pode ser aprendido.

Veja também: Vaca amarela…o jogo do silêncio pode ser mais eficaz do que você imagina


O propósito deste artigo é meramente informativo. Não há intenção de oferecer recomendações médicas. Fabiosa não é responsável por possíveis consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, alteração alimentar, ação ou uso de medicamentos resultantes da leitura e das instruções contidas neste post. Antes de começar qualquer tratamento, consulte um médico. As informações acima não substituem um diagnóstico a ser realizado por uma equipe de profissionais preparados.